sábado, 21 de março de 2020

USO DA PNL NA EDUCAÇÃO


 Anteriormente, em sala de aula, a palavra do professor era lei, sem questionamentos. Atualmente, esse cenário mudou. Os alunos estão cada vez mais empoderados, ou seja, cada vez mais questionadores, não aceitando que os professores sejam o “dono da informação correta”. As famílias dialogam muito mais, os conflitos são solucionados através das conversas entre as partes, sendo assim, não há mais o “dono da verdade”.




Um dos métodos mais eficientes para a compreensão dessa nova maneira de se relacionar com os alunos e de ensinar entendendo as necessidades deles é a PNL(Programação Neurolinguística). 


PNL é o estudo da excelência humana. Ela ensina como ter um maior domínio sobre nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos para alcançar os resultados que desejamos(meta), em curto espaço de tempo. Na educação, oferece uma grande gama de ensinamentos, como oferecer técnicas para o professor trabalhar sua inteligência emocional, seu estado de equilíbrio, para sentir-se bem diante dos seus alunos, também para lidar com conflitos de maneira sábia, para motivar e engajar seus alunos, além de técnicas para trabalhar limitações próprias e dos educando, como estrutura emocional, tolerância, atenção, entre muitos outros fatores. 
É um excelente modelo de comunicação, onde o professor adquire um poder de influência e persuasão muito maiores, quebrando resistências e criando significados positivos aos seus alunos. Com a PNL o educador aprende técnicas para que torne sua aula ainda mais interessante para os diversos tipos de alunos que há em sala. Há alunos que se interessam mais com aulas;
  • Visuais - com recursos que façam ele ver o que o professor está passando. 
  • Auditivas - onde ouvem coisas interessantes, que façam prender sua atenção. 
  • Cinestésicas - que precisam sentir o que o professor está falando para se envolver com a aula. 


Alguns fatores chaves que auxiliam na criação de aulas inesquecíveis


1 - COMECE POR CHAMAR A ATENÇÃO 
  • Na PNL aprendemos a importância do estado e como o estado do professor é uma das principais influências na comunicação com a classe. O profissional tem de se valorizar, vestir e comportar adequadamente, ter postura. 
  • Lembre-se de uma experiência de momento anterior, quando a aula correu muito bem e os alunos participaram e apreciaram a aula. 
  • Veja o que você viu, ouça o que você ouviu e sinta-se como você se sentiu. Quando você imagina esse momento na mente, você fala ou pensa para si mesmo e como você diz isso. Perceba como se sente bem. 
  • Agora torne essa imagem mais brilhante, mais em foco e dobre o tamanho da imagem, prestando atenção em como isso se parece. 
  • Agora diga para si mesmo o que vai motivá-lo a dar essa aula, prestando atenção particular para se certificar que você usará um tom de voz que o fará se sentir mais motivado. 
  • Agora, antes de entrar na sala de aula, ensaie rapidamente, enxergando, na sua imaginação, você dando a aula. Veja-se cativando a classe com confiança e prestando atenção a cada aluno na sala. 
  • PRONTO, Agora, entre na sala, dê a aula e ARRASE. 


2 - CRIE INTERESSE E CURIOSIDADE NARRANDO HISTÓRIAS E USE UMA LINGUAGEM SENSORIAL RICA
Duas melhores maneiras de criar e manter o interesse do aluno em uma situação de sala de aula são: 
  1. Utilizar uma linguagem sensorial rica 
  2. Contar histórias para transmitir informações. 
Contar histórias é uma ótima maneira de conseguir e manter a atenção de um ouvinte. As histórias envolvem a imaginação e essa é a principal razão pela qual nos lembramos delas. Quando alguém conta uma história, o ouvinte é atraído para o assunto e há uma expectativa e uma curiosidade natural para querer saber o que vai acontecer a seguir! Em uma situação de sala de aula, essa técnica pode ser usada para tornar o material de aula muito mais inesquecível, e quando isso é combinado com a linguagem sensorial rica, o efeito é bastante profundo. 
A linguagem sensorial funciona usando palavras e frases que envolvem diretamente os sentidos. Considere estas duas descrições e observe como a segunda, que utiliza uma linguagem sensorial rica envolve o ouvinte de uma maneira completamente diferente ao criar uma representação mais forte. 
  • Exemplo um 
“Me lembro de caminhar na mata e reparar a vegetação movimentando, com a força da brisa soprando suas folhas." 
  • Exemplo dois: Agora usando a linguagem sensorial 
“Me lembro de caminhar na mata, reparar no profundo verde das árvores, no  alegre farfalhar dos galhos, no cheiro adocicado das flores, no colorido dos pássaros, enquanto experimentava uma brisa fresca batendo no meu rosto." 

A linguagem sensorial rica usa aquelas palavras ou frases que envolvem diretamente os 5 sentidos. 
  • Visual – eu vejo, olhar para, claramente, vamos nos focar 
  • Audição – ouvir, soar como. 
  • Cinestésico – sentir como. 
  • Olfato – cheiro 
  • Paladar – gosto 

3 - VOZ – TONALIDADE E RITMO 
Em uma sala de aula ou em qualquer situação de comunicação, o uso da voz é tão importante quanto o conteúdo. Como dizemos coisas é tão importante quanto o que dizemos. Cantores e atores passam muito tempo com fonoaudiólogos, treinando a voz para desenvolverem maiores faixas dinâmicas. Quando ouvimos a voz de outra pessoa, somos literalmente levados pelo som desse orador. Quando "o som da palavra" é mais congruente com o significado da palavra, estamos mais propensos a lembrar o que foi dito. Por exemplo, a palavra "esticamento" deve soar como "esticameeeento" para que o som pareça esticado e não ser falada omitindo-se sons na pronúncia. Na voz, há três tipos principais de tonalidade e inflexão (entonação) que são os seguintes: 
  • Perguntas – inflexões são para cima. 
  • Conversas – inflexões são em tom uniforme, com uma inflexão igual. 
  • Comandos - inflexões são para baixo. 
Variar o ritmo e a tonalidade ao transmitir uma aula, mantém o interesse dos alunos. Processos semelhantes são utilizados em vendas e em marketing, onde o objetivo é, em primeira instância, captar a atenção e, em seguida, criar interesse. Se você pensar nas vozes dos oradores inesquecíveis e influentes de toda a História, irá perceber que todos eles, ao utilizar a voz, têm uma maior variedade de tons e uma dinâmica maior. 

Tipos de vozes 
  • Voz de ouro – Utilizada nos discursos exaltados, nas locuções em transmissões esportivas, principalmente. É um tipo de voz eloquente, vibrante, em tom alto, procurando convencimento. 
  • Voz de prata – Voz didática, informativa, usada por professores, por locutores de noticiários de rádio ou televisão. Menos emotiva, mas racional. Clareza e precisão. 
  • Voz de bronze – Voz pesada, agressiva, repressiva, crítica, amaldiçoada. Traduz uma reclamação, uma objeção agressiva. 
  • Voz de veludo – Voz de carinho, afetividade, amizade. É fruto de educação apurada, de sensibilidade, de carinho. Utilizada por pessoas de trato social refinado. Quem quiser respeito e amizade deve utilizá-la com mais frequência, para recebê-la de volta, contagiando as pessoas a seu redor. 
  • Voz cavernosa – É a voz das grandes tragédias. Ameaçadora, tenebrosa, assustadora. meio rouca, gutural. 
  • Voz afônica – Sem som agradável e límpido. Rouquidão, nasalação, gagueira, fanhosa. 

4 - A SEMIÓTICA
Toda a história do homem sobre a Terra constitui um permanente esforço de comunicação. Com a linguagem, os pensamentos podem organizar-se e novos pensamentos podem surgir. A linguagem é a capacidade comunicativa que têm os seres humanos, usando qualquer sistema de sinais significativos, de expressar seus pensamentos, sentimentos e experiências. Desenhos, gestos, sons, escrita, cores, cheiros, onomatopeias e palavras são algumas formas de linguagem. 
Signos - Um signo é qualquer coisa que possa ser utilizado para representar algo, ele possui um significado, um valor e precisa fazer sentido para alguém, com base nas suas experiências. Podemos classificar os signos em três modos de semiose, ícones, símbolos e índices. 
  • Ícones - têm uma semelhança com o mundo real e são fáceis de serem identificados e compreendidos. Exemplo: O desenho de uma máquina fotográfica no celular que significa acesso à câmera do mesmo. 
  • Símbolos - são um pouco mais complexos, pois seu significado está atrelado com conceito que precisa ser aprendido pra que o mesmo faça sentido. Exemplo: Uma placa de trânsito que necessita de um conhecimento sobre trânsito para fazer sentido. 
  • Índice - É utilizado para indicar algo. Seu significado está diretamente ligado a experiência de quem o vê. Tudo a nossa volta é um índice ou pode se comportar como um. Exemplo: As cores de um semáforo podem indicar qual postura um motorista deve tomar. 
Bom basicamente semiótica é o estudo dos signos, que consistem em todos os elementos que representam algum significado e sentido para o ser humano, abrangendo as linguagens verbais e não-verbais. A semiótica busca entender como o ser humano consegue interpretar as coisas, principalmente o ambiente que o envolve. A natureza, lê, fala, interpreta e responde àqueles que são capazes de decodificar. O objetivo da semiótica pode ser resumido em “Ler, analisar e criar”. 
As diferentes linguagens auxiliarão o professor a ensinar, ou então a mostrar o caminho do conhecimento aos discentes. A análise semiótica de um anúncio publicitário, de um texto ou de uma charge, cuja aplicabilidade procura também respeitar a possível visão de mundo e poder de criticidade da faixa etária desses alunos. O professor pode deixar que seus pupilos procurem o conhecimento sozinhos, realizando pesquisas dirigidas, onde estes possam de certa maneira se sentirem emancipados, com a liberdade de analisarem informações, pesquisarem, realizar leituras, críticas e formar opiniões sobre diferentes assuntos. 

5 - ESTRUTURANDO A AULA 
Assim como toda história tem um começo, meio e fim, cada aula, a fim de ser inesquecível precisa ter uma estrutura clara. Desta forma, repetindo, os estudantes estarão mais propensos a lembrar o conteúdo completo do que foi comunicado. É uma boa ideia recapitular os pontos chave no final da aula, e recapitular no início da próxima, para reforçar a comunicação do conteúdo e, claro, criar uma expectativa de curiosidade sobre o que vai ser apresentado a seguir.


Referências
https://literariovirtual.blogspot.com
https://www.fasul.edu.br
https://www.apicedesenvolve.com.br
https://golfinho.com.br


5 comentários:

  1. uma intrigante contribuição para a modernidade do ensno e aprendizagem.

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  2. Sou professor de Pedagogia, achei muito interessante e super aproveitoso sua explanação sobre PNL, mais uma oportunidade para o professor melhorar a aula. Gostei vou começar trabalhar este conteúdo em prática pedagógica. Parabéns!

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  3. Grande contribuição pedagógica. Uma aula bem elaborada desenvolve as capacidades e as percepções cognitivas. Este é o caminho da educação.

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  4. Nossa que d+.. sou professora infantil. Tem como vc disponibilizar material para aprofundamento? Fiquei interessada, não sei nada de PNL nem sabia que existia. Esta tal de linguagem sensorial é perfeita na educação infantil. Parabéns, muito obrigada pelo artigo. Como o senhor disse, vou ARRASAR nas aulas depois deste tutorial.♥♥♥♥♥

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