Pesquisar no blog

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

PLANO DE AULA - ENERGIA ELÉTRICA: ELABORAÇÃO DE CARTILHA OU FOLDER



Energia elétrica.

A melhor solução para evitar desperdício de energia elétrica e dessa forma colaborar para a preservação do planeta é........




"Provocar um choque de realidade na população, pois só assim se conscientizará da gravidade do que nós mesmos estamos causando". Cada um deve fazer sua parte, o que nos falta é responsabilidade para  praticarmos.

 Conceitos

Produção de energia elétrica, conservação da energia, conscientização.

Objetivos
  1. O aluno deverá compreender e propor mudanças de comportamento em relação ao consumo de energia elétrica.
  2. Perceber os diferentes impactos sociais e ambientais provocados pela produção de energia elétrica.
  3. Aprender a trabalhar coletivamente.
Metodologia
Para desenvolver habilidades e competências, o aluno  deve:
  1. Trabalhar em grupo;
  2. Pesquisar sobre as diferentes formas de produção de energia;
  3. Pesquisar sobre o impacto ambiental de cada uma delas (escala local e mundial);
  4. Pesquisar na internet e no site do ProgramaNacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural sobre o uso racional de energia não-renovável;
  5. Ser capaz de motivar outras pessoas a reduzirem o consumo, como forma de proteger o meio ambiente e defender os interesses da coletividade.
  6.  Calculando o consumo de energia elétrica
 Estratégia
  1. Propor a pesquisa sobre as diferentes formas de geração de energia elétrica;
  2. Pesquisar e ler textos sobre o tema;
  3. Produzir mapas localizando as diferentes formas de produção de energia elétrica e os diferentes tipos de impactos socioambientais. Fazer um texto analisando e comparando as diferentes formas de organização e distribuição da energia elétrica;
  4. Propor, se possível, visitas a diferentes usinas de energia;
  5. Separar os alunos em grupos. Cada grupo deverá fazer um seminário sobre um sistema de produção de energia;
  6. Desenvolver uma cartilha ou Folder com orientações para se reduzir o consumo de energia, apresentando as principais conclusões da pesquisa.
  7. Simulador de consumo - CEMIG
 Conclusão
  1. Fazer um mural comparativo das diferentes fontes de energia, valorizando os impactos sociais e ambientais;
  2. Distribuir a cartilha para a escola e para a comunidade
  3. Realizar uma palestra dos alunos e convidar a comunidade para participar. Se possível, distribuir mudas de árvores nativas para os participantes.
Acesse o link FONTES DE ENERGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...