O País se afastou dos trilhos nos
anos 1950, com o plano de crescimento rápido do presidente Juscelino
Kubitschek, que priorizou rodovias. A construção de ferrovias era lenta para
fazer o Brasil crescer "50 anos em cinco", como ele queria. "Em
seis meses, você faz 500 quilômetros de estrada de terra. Isso em ferrovia leva
três anos". Além disso, o lobby das rodovias foi forte. Desde a era JK, os
investimentos e subsídios no setor são grandes, não só para abrir estradas como
para atrair montadoras. Outro responsável foi o café, em baixa desde os anos
1930. Ele era transportado principalmente por trens, então várias empresas
férreas faliram com a falta de trabalho. Em 1957, o governo estatizou as
companhias ferroviárias. Desde então, o foco é o transporte de carga. Por isso,
os trens carregam só 3% dos passageiros
do País (isso porque o metrô foi incluído). Mas, na próxima década, o cenário
deve mudar.
Há 60 projetos em estudo ou em
andamento no País, somando R$ 100 bilhões em investimento.
Maior capacidade
Trens são imbatíveis em carregar
muita gente de uma vez. Uma única linha de metrô transporta até 60 mil
passageiros por hora, enquanto um corredor de ônibus leva 6,7 mil. No Brasil,
metrôs e trens tiram das ruas 14 mil ônibus e 1 milhão de carros ao dia. Com
mais linhas, o efeito se alastraria para as rodovias.
Menos poluição
Um trem lança na atmosfera dez
vezes menos gás carbônico por tonelada do que um caminhão. Isso porque, no
Brasil, trens usam uma mistura que tem 20% de biodiesel, enquanto caminhões
costumam usar outra com 5%. Além disso, caminhão vira sucata cedo. Sua vida
útil é de dez anos em média. A do trem, 30 anos.
Extensão aquática - Rios e lagos pouco explorados
O Brasil tem 29 mil quilômetros de
rios e lagos naturalmente disponíveis para navegação, mas só usa 13 mil.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, o Brasil é provavelmente
o país que tem a maior extensão de malha hidroviária a se expandir no mundo. Os
planos de expansão do governo são bem menos ousados que os ferroviários, mas
apenas com melhorias nas condições de navegação nas vias já existentes é
possível duplicar a carga transportada, que hoje fica em torno de 12%.
Fonte: superabril.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!