Nova rã que se camufla em cachoeira é descoberta no Rio de Janeiro
Uma nova espécie de rã até então desconhecida pela ciência foi descoberta por pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Uma das principais características do animal recém-descoberto é se camuflar no ambiente em que vive, diz o professor, em entrevista exclusiva ao G1. É possível que a rã tenha capacidade de mudar de cor, ainda que de forma limitada, afirma Silva. “Ela imita a cor da rocha. Isso facilitaria o processo de disfarce. Mas ainda não temos certeza se a rã tem esta capacidade ou não”, ressalta.
O nome da nova espécie vai ser definido levando em conta a ideia de camuflagem, diz o docente da UFRRJ, um dos responsáveis pela descoberta. “Não podemos divulgar ainda o nome científico, por questões técnicas.” Ele aponta que a descrição do animal deve ser publicada na revista científica internacional “Zootaxa” até o final de agosto. O periódico aceitou a publicação e agora a pesquisa está pronta, provavelmente “aguardando uma fila” para sair na “Zootaxa”, segundo Silva.


Por acaso – A espécie está sendo descrita em coautoria com a pesquisadora em biologia animal Daiane Ouvernay, também da UFRRJ, afirma o professor. Ele relata que a descoberta ocorreu “por acaso”, quando o grupo buscava anfíbios em bromélias.
“Estávamos fazendo um inventário de fauna geral, colecionando répteis e anfíbios. Num primeiro momento, a gente nem sabia que era uma espécie nova”, diz Silva, referindo-se à pesquisa do grupo. Ele ressalta que a espécie não é venenosa.
A descoberta ajuda a entender melhor o quebra-cabeça evolutivo, na opinião de Silva. “Do ponto de vista da biologia, nós nos preocupamos em entender a história das espécies do planeta”, pondera.
Fonte: Rafael Sampaio/ Globo Natureza
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!