Pesquisar no blog

terça-feira, 20 de setembro de 2011

CANTEIRO/FOSSA BIO-SÉPTICA

FOSSA BIO-SÉPTICA

A destinação inadequada do esgoto sanitário é um dos grandes problemas que a sociedade enfrenta nos dias de hoje. As consequências que isso pode provocar são preocupantes, como por exemplo: a poluição das águas e dos solos.
Atualmente, há diversos modelos de fossas, dentre elas as fossas sépticas que são amplamente utilizadas em residências. Entretanto, tais fossas precisam ser esvaziadas com regularidade, e quando isto não ocorre a qualidade das águas subterrâneas pode ficar comprometida.
Dentro desse contexto a fossa bio-séptica, popularmente conhecida como fossa de bananeiras, é uma solução inteligente e viável. Ela torna o problema da destinação do esgoto sanitário em uma oportunidade, pois além de ser produtiva ela fecha o ciclo da água dentro do próprio terreno. Além disso, o lodo, que é necessário ser retirado das fossas sépticas, neste caso é transformado em minerais inertes que vão ser absorvidos pelas plantas através da ação de micro-organismos anaeróbicos (sem a presença de oxigênio) e aeróbicos (com a presença de oxigênio).
A fossa bio-séptica é um sistema completo que opera com a separação dos sólidos em uma câmara predominantemente anaeróbica e um canteiro séptico que digere toda a matéria orgânica na zona de raízes das plantas em conjunto com micro-organismos aeróbicos. Normalmente são plantadas bananeiras, taiobas e espécies com raízes rasas e folhas largas que permitem a transpiração do solo úmido. O sistema pode e deve ser intensamente plantado com essas espécies indicadas, e deve-se evitar o plantio de hortaliças e espécies de raízes profundas. 
O ciclo se completa a partir do momento que as plantas, juntamente com a energia solar, realizam o processo conhecido como evapotranspiração, no qual as moléculas de água retornam para a atmosfera em sua forma gasosa, para depois recomeçar o ciclo de vital importância para o nosso planeta: o ciclo da água.
Por ser um sistema completamente fechado não gera resíduos nem odores, executa o completo tratamento de esgotos domésticos, produz biomassa e frutos. A fossa bio-séptica é uma opção segura, com custo acessível, bonita e sustentável.
Na prática, a fossa é um ecossistema dentro de um canteiro fechado, que não permite que o esgoto sanitário entre em contato com o restante do solo. Ao contrário de outras fossas sépticas que apenas decompõem os sólidos, não livrando a água da contaminação por bactérias, staphillococcos, etc., no Canteiro Bio-séptico toda a matéria orgânica é digerida por plantas filtradoras. Elas atuam em conjunto com microrganismos anaeróbios que, ao absorverem a matéria orgânica proveniente das fezes, filtram a água que depois é infiltrada no solo já limpa. Assim, o canteiro funciona como uma horta que recebe água e adubo orgânico de baixo para cima.

PARA SABER MAIS CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...