sábado, 7 de março de 2020

O QUE É UMA PANTERA NEGRA?

Não estou falando do filme de super-herói da Marvel Comics. Mas sim do belo e misterioso felino com melanismo, que desperta nossa curiosidade e, também, o nosso medo. Vamos entender melhor. Não há uma espécie de felino distinta chamada de Pantera Negra.



Uma “Pantera Negra” não é o nome da espécie. É um termo abrangente que se refere a qualquer grande felino com pelo preto.  Quando vemos uma foto de um felino negro, há duas possibilidades: estamos vendo uma foto de um leopardo ou estamos vendo uma onça com coloração melanística. A condição é causada pelo gene agouti, que regula a distribuição do pigmento preto dentro da haste do pelo. É mais conhecido nos leopardos, que vivem na Ásia e na África, e nas onças-pintadas, habitantes da América do Sul. Sua coloração vem de uma melanina excedente, o mesmo pigmento responsável pelo bronzeado, e um animal com essa condição é conhecido como “melânico.”


Além disso, só porque as panteras negras têm uma cor escura não significa que elas não tenham pintas, elas só são mais difíceis de serem vistas. Quando a pele delas reflete a luz solar de certa maneira, você consegue ver muito bem as pintas. Com a distância ou se não tem luz solar diretamente nelas, elas apenas parecem um animal todo preto. 
A mutação, que é oposto do albinismo, permite o nascimento de filhotes de onça-pintada e leopardos inteiramente negros. Os indivíduos com melanismo não são considerados uma subespécie diferente.

PELE NEGRA 

Onça Pintada brasileira(Panthera onca) - apresentando melanismo

A Pantera Negra é um animal noturno, já que toda a sua atividade, como caça, interações, alimentação e reprodução, ocorre à noite. A cor dos seus pelos a ajuda-a a passar despercebida por presas e predadores durante a noite. Porém, uma pele preta não é uma vantagem no meio natural. É mais fácil para as outras espécies localizarem um animal de uma cor só do que aqueles cujas pintas são aparentes. Um tigre com as tiras, um leopardo, uma onça-pintada, ou um guepardo com as suas pintas são mais difíceis de serem vistos em uma vegetação manchada do que um animal com uma cor só. Outras espécies de felinos selvagens também têm melanismo. O fenômeno já foi documentado em 13 espécies de felinos, mas ainda não foi constatado nenhum caso de leões e tigres que tenham essa condição.


Imagine... Tigres e Leões negros como a noite... seriam belos animais. Concordam?




PARA SABER MAIS CLIQUE MELANISMO


Um comentário:

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!