quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
domingo, 26 de janeiro de 2020
A LENDA DO DIAMANTE
Muito antes de 1500, o Brasil era
chamado de Pindorama, uma terra selvagem e limpa, vivia à sombra de mil palmeiras. Foi nessa época que o índio Itagibá, valente
entre os mais valentes, se despediu de Potira, sua amada esposa, e desceu o rio
para combater uma tribo inimiga. Doze luas passaram sem que o moço guerreiro
voltasse. Potira chorou de saudades.
terça-feira, 21 de janeiro de 2020
O CAUÊ AINDA RESPIRA E SOLUÇA NA TERRA DA PEDRA QUE BRILHA
Um mineral do grupo da platina foi descoberto em 2008 na mina Cauê, da mineradora Vale, na cidade de Itabira, em Minas Gerais. Batizado de jacutingaíta e oficialmente reconhecido em 2011. Passaram mais de uma década desde a descoberta de desse mineral. Mas e ai? Quais os impactos de sua extração para o município?
A HORA DO PERIGO
As aranhas são igualmente fascinantes e aterrorizantes. São animais predadores, de vida livre, geralmente solitárias, alimentando-se principalmente de insetos. Enquanto algumas espécies de aranhas são bastante inofensivas e sem qualquer tipo de veneno, existem aquelas verdadeiramente perigosas, que podem matar. No Brasil encontramos espécies de aracnídeos extremamente perigosos.
sexta-feira, 17 de janeiro de 2020
INQUISIÇÃO NAS TERRAS TUPINIQUINS
Houve um tempo em que cultivar ervas para fazer remédios e estudar os astros era muito perigoso. Praticantes da chamada artes ocultas, eram perseguidos, torturados e mortos na fogueira. O assunto bruxaria é abordado inúmeras vezes tanto na literatura quanto no cinema, mas sempre focando acontecimentos ocorridos na Europa ou nos Estados Unidos. O que pouca gente sabe é que queimar pessoas na fogueira sob a acusação de bruxaria também foi uma prática que ocorreu aqui no Brasil Colônia.