Muitos animais possuem venenos poderosos e mesmo que as pessoas levem em consideração apenas as cobras, é importante conhecer outros com essa verdadeira arma. Devido ao fato de serem venenosas, algumas rãs nem precisam de camuflagem para se proteger. Este grupo de "bichinhos" são conhecidos como rã ponta de flecha...
Grande parte dessas espécies é perigosa apenas ao tato. Uma forma de identificar uma rã venenosa é observando se a mesma possui matizes neon em seu corpo. Muitos animais são advertidos de longe que se trata de um animal venenoso. O neon torna possível observar que esses animais possuem a produção de químicos venenosos em seu corpo.
Com apenas 2,5 centímetros, a pequena rã ouro ou dardo venenosa dourada (Phyllobates terribilis) não é apenas o sapo mais venenoso do mundo, como também aparece na lista de animais terrestres mais perigosos. Seu corpo traz um tom de amarelo extremamente vivo e lustroso, o que, na natureza é um sinal claro de “perigo, não se aproxime”. Menos de uma grama de seu veneno é o suficiente para matar um elefante ou um ser humano adulto. A toxina espalhada por sua pele é capaz, a partir de um simples toque, de paralisar o sistema nervoso da vítima, a impossibilitando de transmitir impulsos nervosos e movimentar a musculatura. Esses fatores levam à insuficiência cardíaca e fibrilação muscular em instantes. Originaria da Colômbia, tem como habitat natural florestas temperadas e bastante úmidas, com a temperatura em torno de 25°C. Essa rã ganhou o nome de “dardos venenosos” porque os índios utilizam seu veneno para cobrir a ponta de suas flechas quando sai para caçar. A rã dourada não irá utilizar o seu veneno contra nós caso cruzemos com ela em uma mata. As toxinas são liberadas apenas em situação de perigo extremo, como um método defensivo. Ou seja: é só não mexer com ela, que ela não mexe com você.
Que post interessante! Muito obrigado!
ResponderExcluir