Pesquisar no blog

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

PREDADORES - ASSASSINOS MORTAIS

O predador está no topo da cadeia alimentar. É brutal, cheio de ação, força e embromação. Sim, “os bichos tão nervosos”. Fim pra uns e recomeço pra outros. A floresta esconde ameaças muito mais mortais do que o próprio homem. 


A predação pode amenizar a dominância que a competição poderia originar, afetando fortemente a composição específica de um local. Podem ser consideradas formas de predação, tanto a herbívora quando a carnívora. Da mesma forma que os predadores desenvolveram evolutivamente atitudes comportamentais e estruturas destinadas à predação, presas também desenvolveram mecanismos para evitar a predação.

Predadores 
Extremamente resistentes, possuem grande força física e psíquica, capazes de cobrir longas distâncias ou horas de espera pelo momento certo. Um misto de ataque surpresa, se errar o bote, recomeçar tudo novamente. Suas ações e intenções giram em torno do básico: destruir e matar para sobreviver. Assim, tudo fica ainda mais sério. Inteligente, perigoso, brutal, sem dó, invisível, forte, parrudo, babão e muito mais. Mas a explicação e os motivos eu deixo para que você decida. O monstro se escondendo na floresta, invisível, brincando com suas prezas. Membros sendo arrancados, sangue para todo lado. Não fica nenhuma dúvida. Ainda que, de certa forma, a cena final é a MORTE, fim pra uns e continuidade pra outros. A figura do caçador, mais do que sua aparência emblemática, vai sendo construída pela visão da caça, do terror expressado por cada vítima que ele faz e pelas armadilhas e aparatos que cerca sua figura misteriosa. 

Estratégia 
Geralmente escondem-se e esperam a presa aparecer a uma distância próxima. Podem estar camuflados e solitários. Este modo de predação pode ser seguro pois protege o organismo de seus próprios predadores. Além disso, quando um predador não pode se mover muito rápido, fazer uma cilada para sua presa pode ser uma eficiente estratégia. Caso contrário, uma perseguição ativa é mais efetiva. Existe, entretanto, muitas estratégias intermediárias: quando um predador é mais rápido que sua presa em distâncias curtas, mas não em distâncias maiores, e emboscar passa a ser uma parte da estratégia de caça. Há muitas dimensões na predação e as estratégias se sobrepõem: alguns predadores exploram as trilhas previsíveis das presas, o que oferece oportunidades entre perseguir ou emboscar. 

Mimetismo 
O mimetismo é uma característica adaptativa de animais ou plantas de imitar outro organismo para obter vantagensMuitos organismos possuem adaptações que os ajudam a evitar que sejam predados. Além de estratégias de fuga, se esconder e defender, o indivíduo pode possuir adaptações que os ajudam neste sentido. Um predador que possuiu uma experiência anterior de experimentar um animal impalatável, evitará experiências parecidas no futuro, deixando de procurar para a sua alimentação organismos com determinados padrões.



2 comentários:

  1. O medo é um tipo de emoção que existe em qualquer ser vivo. A fuga na preservação da vida. Medo de doenças, medo de pragas, de fantasmas.

    ResponderExcluir
  2. não existe força a medir. O predador não pede explicação. Pra se salvar o melhor é fugir.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...