domingo, 24 de junho de 2018

COMO A ARTE PODE SER UMA FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL?

Qual é a função da arte? Educar, informar e entreter? Não há respostas fechadas. Arte pode ser entendida como atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizadas por diversas formas de linguagens. 


A arte impulsiona os processos de percepção, sensibilidade, cognição, expressão e criação. Tem o poder de sensibilizar transmitindo emoções ou ideais. A arte surge da necessidade de observar o meio que nos cerca, reconhecendo suas formas, luzes e cores, harmonia e desequilíbrio. Ela pode propagar e questionar estilos de vida, preparar uma nova consciência através da sensibilização, alertando e gerando reflexões.  Quando a arte representa a relação perturbada da sociedade com a natureza, ela traz informações que sensibiliza, ultrapassa a barreira do racional e realmente toca as pessoas. É mais fácil ignorar estatísticas do que ignorar imagens e sensações. As mudanças ambientais já são há muito tempo objetos da arte. Por trás do verde idílico que os impressionistas pintavam, havia a fumaça negra das chaminés das fábricas. Isso originou obras que mostram a fumaça de carvão cuspida pelas chaminés e trens na cidade. 
A arte ambiental se insere na arte contemporânea com uma tendência que perpassa diversas criações artísticas. Reverenciar a beleza da natureza, mesmo que pareça sem maiores preocupações ideológicas, também é um processo que reforça a necessidade de ações de preservação do meio ambiente. É uma lente através da qual é possível explorar todos os aspectos da sociedade. 

Ramificações da arte ambiental 

Land art, Earthwork ou Earth Art O terreno natural é objeto e se integra à obra nesse tipo de arte. Esses trabalhos são grandes arquiteturas ambientais, transformam a natureza e são por ela transformados. O espaço físico dessas obras são desertos, lagos, planícies e cânions, e os elementos da natureza, como vento ou relâmpagos, podem ser trabalhados para integrarem a obra. A land art se relaciona com o ambiente de forma harmônica e com um respeito imenso à própria natureza.

Art in nature  - Considerada uma vertente da land art, essa produção artística também tem seu local deslocado para a natureza. Esse tipo de obra é construída com materiais orgânicos encontrados no ambiente rearranjados em formatos geométricos. Essas belíssimas esculturas normalmente são feitas com folhas, flores, galhos, areia, pedras etc. O foco é geralmente na criação de objetos ou mudanças sutis na paisagem, que destacam características geográficas, ou explorar as formas naturais dos próprios materiais. 

Arte ecológica, eco-arte ou arte sustentável - A arte ecológica leva em consideração que toda atividade humana afeta o mundo em torno dela. Por esse motivo, ela analisa o impacto ecológico da construção, exposição e efeitos a longo prazo da obra. Muitos projetos envolvem uma restauração local, ou emergem diretamente de uma função de serviço a ecossistemas ou comunidades. Essa prática artística busca estimular carinho e respeito pela natureza, propiciando diálogos e incentivando mudanças estruturais a longo prazo. Muitas vezes os projetos envolvem ciência, arquitetos, educadores, etc..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!