quinta-feira, 14 de setembro de 2017

AULA - PRESERVAR TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA

A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.


Tema

A Terra sem males - Cuidados com o meio ambiente

Objetivo

Apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades. Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação

Metodologia
  • Para falar sobre Educação Ambiental com crianças é importante abordar assuntos que produzam resultados ao alcance delas. A curiosidade da criança sempre estimula as aulas.
  • Levante o conhecimento inicial da turma. Esse passo revela a direção que o trabalho deve tomar. 
  • Para que elas entrem em contato com o mundo real, leve-os para aulas-passeio, pelos jardins da escola ou áreas próximas. Todas as observações devem ser registradas em escritos e desenhos. Sujeira, Beleza, Cuidados, Estragos, Animais, Plantas, etc..
  • Realize um Piquenique no jardim ou pátio. Ao término do lanche peça as crianças para comparar o ambiente antes e depois. A quantidade de lixo, os alimentos consumidos - naturais ou não. Abordar a importância da reciclagem, da alimentação, da produção de lixo e organização do espaço. Peça às crianças que limpem o local e acondicione o lixo corretamente. 
  • Comente sobre o problema da poluição do lixo nas ruas da cidade, a importância da coleta do lixo e dos garis, importância da reciclagem para o meio ambiente, o consumo exagerado. 
  • Mostre aos alunos que a sujeira e o lixo nas ruas, em casa, na escola ou em qualquer outro espaço não são apropriados. Comente sobre o papel dos catadores de recicláveis, abordando os fatores econômico, social e ambiental.
  • Caso a escola possua uma horta utilizar o espaço para ensinar como é o cultivo de alguns alimentos. A importância do solo, a produção de verduras, legumes e frutas sem agrotóxicos. 
  • Abordar também a importância dos insetos no ciclo de produção. Peça que cada criança escolha um inseto e faça uma pesquisa sobre ele destacando as características e sua importância para o meio ambiente( para-casa). Depois cada um vai apresentar sua pesquisa, estipule um tempo máximo de 5 minutos para cada aluno.
  • Neste momento pode-se fazer um teatrinho, onde cada aluno vai ser o inseto escolhido. Pode utilizar de brincadeiras como mímica para descobrir o tipo de inseto. Onde o aluno realiza a mímica sobre o inseto. Depois da turma descobrir ele apresenta a pesquisa oralmente. 
  • Realize uma pesquisa com tema água e sua importância, explique que sem água não há vida. Juntamente com os alunos, vá listando no “quadro negro” meios de economizar água. Proponha aos pequeninos que devemos sempre economizar e ensinar nossos familiares a fazer o mesmo. Caso perceba o desperdício em casa avisar a pessoa que ela deveria repensar seu modo de agir.
  • Trabalhe a questão do desmatamento estudando a  formação e desenvolvimento de sua cidade. Peça a criança para levar fotos antigas e atuais de espaços conhecidos. Ensine a trabalhar a observação. Construir um texto expondo as modificações espacial estudado. Neste momento pode trabalhar a dramatização. A troca do espaço natural para o antrópico.  Ressalte sobre o "descobrimento do Brasil" e vida natural dos índios.
  • Em ultimo momento do trabalho, explique que existem vários tipos de poluição que prejudica o meio ambiente, ressalte a importância da preservação e do desenvolvimento sustentável. Em uma conversa posterior, veja que conceitos foram ampliados. Por fim, confronte os conhecimentos prévios com os atuais. 
É importante ter claro que essa atividade deve ser prazerosa, instigadora, dinâmica e divertida. Ao todo final de cada aula, sempre expor a importância da Educação Ambiental. 

É bom ressaltar a valorização de todas as brincadeiras e a expressão por meio de diferentes linguagens, como desenhar, cantar, dramatizar e escrever, que são essenciais na Educação Infantil.

O professor pode também trabalhar um tema especifico caso não queira uma abordagem geral.

Conclusão
  • O trabalho pode ser concluído com uma prazerosa aula de pintura de espaços naturais, ou;
  • Com uma brincadeira A Caixa de Pandora - A Terra sem males .

Técnica  para brincadeira -  Caixa de Pandora - A Terra sem males (*)  (**)
    • Construa 2 caixas idenditifacadas
    • Caixa 1 - Caixa de Pandora 
    • Caixa 2 - Caixa da Esperança
    • Faça varias tirinhas de papel com os males estudados  e outras com a esperança sobre os males. Ex. Lixo - separar o lixo /  água - não desperdiçar /  Desmatamento - reflorestar /  etc.
    • Chame um aluno por vez, retire a tirinha lê o escrito. 
    • Peça ao aluno para depositar a tirinha do mal dentro da Caixa 1-Pandora.
    • Peça ao aluno para escrever o nome na tirinha da esperança correspondente e deposita-la na caixa 2 Esperança. Se quiser a criança poderá falar/escrever outra esperança para o meio ambiente e deposita-la.
    • Depois de todos os alunos depositarem  as tirinhas.
    • Explique a turma que a caixa contem os males para o meio ambiente, e por isto deve ficar sempre fechada. Selar a Caixa 1 de Pandora (amarre-a com um barbante). 
    • Na caixa 2 da esperança , explane novamente sobre os temas e o motivo da caixa sempre ficar aberta. Ela deverá sempre estar aberta para mostrar a esperança e que todos vão ajudar a natureza.
    • Deixe as caixas 1 e 2 expostas na sala por algum tempo. Sempre poderá lembrar a turma das promessas contidas na caixa 2. 
    • Quando for retira-las avise a turma que a caixa 1 a de Pandora será destruída para não deixar escapar os males. Enquanto a caixa 2 - Esperança -  será guardada em segredo para ninguém roubar nossas esperanças de construir um mundo melhor.
(*)Caixa de Pandora é um artefato da mitologia grega, tirada do mito da criação de Pandora, que foi a primeira mulher criada por Zeus. A "caixa" era na verdade um grande jarro dado a Pandora, que continha todos os males do mundo. Pandora abre o Jarro, deixando escapar todos os males do mundo, menos a "esperança". A esperança pode ser vista como um mal da humanidade, pois traz uma ideia superficial acerca do futuro. O principal motivo da criação de Pandora, segundo a mitologia greco-romana, seria de que Prometeu roubou o fogo do monte Olimpo e levou ao mundo humano, contrariando a vontade de Zeus. Pandora foi criada com um único defeito, a curiosidade. Zeus criou a caixa porque sabia que um dia, a vontade de Pandora a levaria a abrir a caixa e libertar o mal ao mundo humano, castigando-os pelo fogo que haviam recebido contra sua vontade.

(**) Na mitologia Guarani, a terra sem males (Yvy marã e'ỹ, em tupi yby marã e'yma) faz referência ao mito de uma terra onde não haveria fome, guerras ou doenças.  Os movimentos pela busca da "terra sem males" era articulado pelos pajés, que se intitulavam Karaí. Este mito foi a base da resistência utilizada pelo povo guarani contra o domínio dos portugueses que aqui chegaram, no início do século XVI, sem moral nem escrúpulos, tendo em mente apenas o enriquecimento rápido e fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!