sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

PLANO DE AULA – O LIXO DE CADA DIA


Realizando uma pesquisa de campo, a turma compreende a origem dos resíduos sólidos e quais são os diferentes destinos que eles devem receber.



Introdução

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) prevê a proibição de disposição de resíduos sólidos em lixões a céu aberto, a partir de 2014. A PNRS é uma lei que estabelece regras para a destinação e disposição correta dos resíduos gerados pela sociedade. Esta legislação promove grandes desafios porque co-responsabiliza governo, produtores (indústrias) e consumidores a colaborarem com a redução do material descartado e o retorno para a cadeia produtiva. Nós, consumidores, somos peça fundamental para lubrificar a engrenagem dessa máquina. O destino correto do lixo eletrônico, a separação de resíduos recicláveis e a destinação desses materiais a cooperativas impedem que a matéria-prima utilizada na produção seja despejada no meio ambiente. Consequentemente, a produção de um determinado material exigirá menos gasto energético e menos emissão de poluentes. Essas atitudes contribuem com a logística reversa e, associadas a práticas que envolvem o consumo consciente, buscam abrandar os problemas gerados pelo acúmulo dos resíduos sólidos. Pretende-se, ao final da realização destas atividades, que os alunos compreendam a nossa responsabilidade com relação à logística reversa e à redução do lixo produzido. Também se espera que as atitudes e os valores despertados neste plano de aula sejam norteadores para a redução dos impactos ambientais.
Metas
  1. Categorizar os diferentes tipos de lixo que produzimos em nossa sociedade
  2. Identificar qual o destino correto para diferentes resíduos sólidos
  3. Conhecer o conceito de logística reversa
  4. Adotar práticas sustentáveis que envolvam o consumo consciente e o descarte correto de resíduos sólidos
Conteúdos
  • Abordagem sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos
  • Ciências - Vida e ambiente
  • Classificação do lixo
  • Consumo consciente
  • Educação Ambiental
  • Logística reversa (área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo).
  • Origem e destino dos recursos naturais
  • Responsabilidade compartilhada
Séries
Ensino Fundamental I (1ª a 5ª série)

Tempo estimado
9 aulas

Material Necessário
  • Prancheta
  • Luvas
  • Lápis
  • Computador com acesso a internet
  • TEXTOS
  1. http://bibocaambiental.blogspot.com.br/2010/05/lixo_23.html
  2. http://bibocaambiental.blogspot.com.br/2011/07/meio-ambiente-x-comsumismo.html
  3. http://bibocaambiental.blogspot.com.br/2014/10/residuos-solidos-e-educacao-ambiental.html
  4. http://bibocaambiental.blogspot.com.br/2012/06/3-rs.html
Desenvolvimento
1ª etapa 
Nessa primeira etapa, os alunos vão compreender que os resíduos sólidos podem ser classificados de diferentes formas, tendo como critério sua origem, sua composição química e seu destino. Para isso, o professor deverá iniciar uma conversa com a turma realizando as seguintes perguntas: 
  • O que acontece com o lixo que vocês produzem após jogarem no cesto? 
  • Vocês possuem o hábito de separar o lixo e encaminhar para a reciclagem? 
  • Com qual frequência vocês trocam de celular, de tablet computador? 
  • Na hora de comprar um produto, vocês levam em consideração a quantidade de material usada na embalagem que será descartada? 
  • Na hora de comprar um produto, vocês levam em consideração a quantidade de energia que ele gasta? 
Após realizar essa conversa, explique aos alunos que eles vão ler alguns textos e que também vão assistir a alguns vídeos para compreender a problemática questão do lixo. À medida que assistirem os vídeos e realizarem a leitura, os alunos deverão produzir um glossário com termos relacionados a este assunto. Política Nacional de Resíduos Sólidos, aterro sanitário, chorume, responsabilidade compartilhada e logística reversa são alguns termos que podem estar incluídos nessa produção escrita.
Comece as atividades com esses dois vídeos;
  1. https://www.youtube.com/watch?v=pvlncGoMboQ
  2. https://www.youtube.com/watch?v=2oTkb7jx2Ak
Apresente à turma o infográfico de onde vem o lixo produzido no mundo http://www.estadao.com.br/infograficos/de-onde-vem-o-lixo-produzido-no-mundo,148028.htm , mas antes de iniciar a leitura pergunte qual a quantidade de lixo eles imaginam ser produzida todos os dias e explique que o texto fornecerá resposta a essa questão. É importante que você realize pausas no momento da apresentação dos infográficos, para aguçar o pensamento critico e a percepção ambiental.
Façam também a leitura do texto "Ricardo Abramovay e a riqueza do lixo"para que entendam de que trata a Política Nacional de Resíduos Sólidos e compreendam o conceito de responsabilidade compartilhada. Nesse momento, você poderá fazer uma pausa e apresentar o vídeo:
2ª etapa 
Para sistematizar os conceitos trabalhados na etapa anterior, apresente os vídeos
Ao término da exibição desses vídeos, solicite aos alunos para que façam um resumo descrevendo quais informações eles desconheciam e quais consideram tão importantes a ponto de mudar sua prática. Ao final dessa etapa, questione como podemos reduzir a quantidade de lixo que vão todos os dias para a lixeira. Após a discussão, sistematize as ações discutidas e peça para comparar com as apresentadas no infográfico:

3ª etapa 

Nas etapas anteriores, os alunos estudaram os tipos de resíduos sólidos. Agora, eles identificarão onde esses materiais estão presentes em seu cotidiano. Para tal, a turma deverá organizar uma tabela identificando setores da escola com o objetivo de mapear os tipos de lixo encontrados, designados a princípio por eles mesmos. Munidos de prancheta, lápis e de tabela (abaixo há um exemplo), os alunos percorrerão a escola e identificarão alguns exemplos de resíduos produzidos nestes locais. Abaixo, um modelo de tabela para orientar os alunos:

Com uma luva, você poderá auxiliá-los a vistoriar o lixo presente em cada setor para ajudar na busca dos dados. Oriente-os a não se limitarem apenas aos materiais encontrados no lixo, mas também para objetos que se tornam obsoletos ou são encaminhados ao descarte quando ficam quebrados, como mouse ou teclados de computadores. Peça também que observem se existe separação do lixo na escola e se efetivamente ele é encaminhado à reciclagem, pois como foi observado no vídeo apresentado na etapa anterior, nem sempre o material separado é enviado para reciclagem. 

Aproveite este momento para levantar questionamentos com a turma:
  • Existe na escola, algum tipo de desperdício? Por exemplo: sobras de merenda escolar, papel descartado que poderia ter sido reaproveitado,etc.
  • Existe coleta de lixo na cidade?
  • Para onde ele é encaminhado?
  • Existem aterros sanitários?
  • Você tem conhecimento da existência de coleta seletiva na região onde você mora?
  • Existem postos de coleta de lixo eletrônico?
  • O que é feito com o lixo hospitalar?
  • O que é feito com o lixo da limpeza urbana? E das construções?
  • Existem cooperativas de reciclagem?
  • Existem postos de coleta de resíduos de óleo utilizado na fritura de alimentos? 
Como tarefa, solicite que os mesmos procedimentos realizados na escola, sejam realizados em casa. ( Abaixo exemplo da tabela). Os dados encontrados nessas atividades, subsidiarão a fórmula que os alunos realizarão na próxima etapa.

4ª etapa

Nessa etapa, os alunos realizarão dois tipos de entrevistas.
  • A primeira delas será feita com um adulto responsável (pais e familiares)
  • A segunda será com um adulto responsável por cada setor da escola que foi definido na 3ª etapa. 
As questões deverão ser elaboradas com base nos dados sobre os tipos de lixo que pesquisaram na terceira etapa.
Exemplo:
  • Qual é o destino do seu o lixo eletrônico?
  • Qual é o destino do seu o lixo orgânico?
  • Qual o destino do seu lixo sólido?
  • Você faz a separação do lixo para coleta eletiva?
  • Você faz o uso racional e consciente da energia elétrica? E da água?
  • Você se acha consumista?
  • Você tem ações voltadas  para proteger o meio ambiente? Quais? máximo 4.
Em um segundo momento, os dados encontrados deverão ser editados. É importante que os alunos comparem os dados das respostas que encontraram nesse momento com os dados que encontraram na terceira etapa.
Por exemplo: se encontraram na sala de informática materiais com potencial de descarte (cartuchos e tonners de impressora usados), é o momento de verificar com a entrevista qual destino é dado. As informações encontradas nesta etapa também auxiliarão os alunos no direcionamento da ação proposta como atividade avaliativa.

Avaliação

A intenção desta atividade é verificar se o conteúdo abordado em sala de aula contribuiu para o desenvolvimento de atitudes que estimulem o consumo consciente e a preocupação com o descarte correto dos resíduos sólidos.
Primeiramente, peça que a turma escreva uma dissertação, expondo sua visão a respeito da atual produção de lixo em sociedade. Aspectos como sustentabilidade e consumo consciente devem ser contemplados no texto, bem como a definição do que são os “Três Rs” e o conceito de logística reversa.
Em seguida, a turma deverá organizar um folder sobre os tipos de resíduos sólidos, o descarte correto de materiais e quais atitudes podem contribuir com a logística reversa.
Para finalizar o trabalho, o professor pode solicitar que os alunos preparem uma apresentação teatral com o texto “Lugar do Lixo é no Lixo” - De: Marcondys França

http://marcondysfranca.blogspot.com.br/2011/02/lugar-de-lixo-e-no-lixo-texto-de-teatro.html 

Guia de materiais gratuitos sobre resíduos sólidos

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