Ilha de Calor
As ilhas de calor nada mais são do que fenômenos de caráter climáticos que acontecem por conta de altas temperaturas em uma determinada região urbana, ...
CONCEITOS
Ambiente urbano, crescimento
urbano, dinâmica climática urbana, impactos ambientais urbanos, meio ambiente.
MULTIDISCIPLINAR
Geografia, Ciências, Meio
Ambiente, Educação Ambiental, Química, Biologia, Português, Matemática, Física,
História. Sociologia, Informática.
OBJETIVOS
1. O aluno deverá compreender, descrever, localizar, pesquisar, sintetizar e questionar.
2. Também será capaz de associar a construção/estruturação do espaço urbano com mudanças no deslocamento do ar (prédios formando corredores ou obstruindo de passagem de ar):3. Mapear as diferenças de temperatura em diferentes partes de uma cidade;
4. Desenvolver a capacidade de pesquisa coletiva e responsabilidade individual;
5. Coletar dados e ser capaz de organizá-los para serem analisados;
6. Aprender a implantar dados sobre um mapa e analisar a distribuição espacial dos fenômenos representados;
7. Propor teorias e soluções possíveis para problemas locais;
8. Compreender que o homem, ao se relacionar com o ambiente, modifica-o, podendo criar situações de desconforto ou problemas ambientais que podem prejudicar o próprio homem;
9. Perceber que o planejamento urbano deve se preocupar com a qualidade de vida coletiva e com a conservação do meio ambiente;
10. Pesquisar sobre os problemas associados à formação das ilhas de calor e propostas de redução deste impacto.
HABILIDADE E COMPETÊNCIAS
1. Observação;
2. Investigação;3. Coleta de dados;
4. Comparação de dados e amostras;
5. Sistematização das informações utilizando diferentes linguagens como desenho, gráficos, registro fotográfico, relatos, etc;
6. Apresentação das informações coletadas, aprimorando a oralidade e desenvoltura dos educando;
7. Organização de dados utilizando a linguagem cientifica [ gráficos e tabelas];
8. Estratégias;
9. Trabalho em equipe;
ESTRATÉGIAS
1. Cada equipe deve coletar os dados em determinada hora do dia.
2. Descrever sucintamente o lugar onde for coletar os dados[presença de vegetação( árvores, arbustos, rasteira) , atividades antrópicas,(impermeabilização do solo, construções, trânsito, etc..);
3. Fotografar;
4. É importante que todos coletem nas mesmas horas do mesmo dia (manhã, meio dia, tarde, noite);
5. Um grupo deverá coletar em área junto ao asfalto, outro entre prédios, outro em área arborizada e, se possível, no centro e na periferia;
6. Propor a confecção de mapas (coleção de mapas) com a distribuição da temperatura em diferentes instantes do dia (um mapa para cada hora diferente);
7. Elaborar diferentes tabelas de temperatura: máximas, mínimas, amplitude térmica, variação de temperatura por localidade, etc;
8. Pesquisar sobre o albedo;
9. Elaborar um conjunto de "opiniões/proposições" dos alunos acerca deste problema em sua localidade: causas e soluções;
2. Descrever sucintamente o lugar onde for coletar os dados[presença de vegetação( árvores, arbustos, rasteira) , atividades antrópicas,(impermeabilização do solo, construções, trânsito, etc..);
3. Fotografar;
4. É importante que todos coletem nas mesmas horas do mesmo dia (manhã, meio dia, tarde, noite);
5. Um grupo deverá coletar em área junto ao asfalto, outro entre prédios, outro em área arborizada e, se possível, no centro e na periferia;
6. Propor a confecção de mapas (coleção de mapas) com a distribuição da temperatura em diferentes instantes do dia (um mapa para cada hora diferente);
7. Elaborar diferentes tabelas de temperatura: máximas, mínimas, amplitude térmica, variação de temperatura por localidade, etc;
8. Pesquisar sobre o albedo;
9. Elaborar um conjunto de "opiniões/proposições" dos alunos acerca deste problema em sua localidade: causas e soluções;
Fazer uma exposição da pesquisa e
apresentar as possíveis soluções
Realizar um debate com as ideias
propostas
Desenvolver uma cartilha explicando o tem base do trabalho ( ilha de
calor) e distribuir na comunidade.
otimo plano. vou por em pratica. grato
ResponderExcluirEstava procurando algo assim. ultimamente ando sem criatividade.
ResponderExcluirobrigada pelo conteúdo.Sônia
Estava procurando algo assim. ultimamente ando sem criatividade.
ResponderExcluirobrigada pelo conteúdo.Sônia
Professor, obrigado pela mais esta aula. sempre visito seu blog. Aqui encontramos temas interessantes e sempre atualizados.
ResponderExcluirClaúdio
Ola, bom dia! você pode me indicar um filme sobre este assunto para trabalhar com alunos do sexto e sétimo ano
ResponderExcluirhttp://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/videos/v/ilhas-de-calor-aumentam-a-temperatura-de-rio-preto/7344024/
Excluir