Para entender a escassez de água é preciso considerar que existem fatores geográficos, políticos e climáticos associados a esse problema.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Capacidade de avaliar, localizar, descrever, relacionar, analisar, explicar e generalizar a partir de textos, mapas, gráficos, quadros, tabelas e fotografias sobre conteúdos atuais e geográficos. Recomenda-se o uso de um atlas geográfico no desenvolvimento do estudo e das atividades. Pesquisa nos vários meios de comunicação, jornais, internet, revistas, etc.
OBJETIVOS
- Identificar quais os indicadores que evidenciam o problema de falta de água no mundo, chamando a atenção para o fato de que o futuro do planeta, como um todo, está em risco;
- Compreender e relacionar as questões sociais, ambientais e tecnológicas associadas aos problemas causados ao meio ambiente, chamando a atenção para a falta de água doce no planeta;
- Observar as mais importantes causas que agravam a falta de água no mundo e as suas implicações;
- Atentar aos desafios colocados pelas dimensões dos problemas ambientais a que se tem assistido e, entre esses problemas, a escassez de água doce no planeta;
- Compreender os princípios que vêm norteando as decisões e ações políticas mais importantes dos governos dos cinco continentes, no que diz respeito à preservação do meio ambiente;
- Compreender que em sua luta constante para satisfazer suas necessidades, o homem modificou e humanizou profundamente as paisagens naturais, muitas vezes não preservando o meio ambiente;
- Levar o aluno à compreensão da relação entre meio ambiente (natureza) e atividades humanas (sociedade), e à diferenciação entre os recursos renováveis e os não-renováveis;
- Levantar os problemas da falta de saneamento básico e o tratamento adequado dos esgotos tanto residenciais quanto industriais;
- Atentar sobre a existência da biopirataria da água doce;
- Aulas teóricas com exposição de conteúdo utilizando quadro negro, retroprojetor, fotos (jornais, revistas, livros etc.), filmes (vídeo), além de consultas bibliográficas complementares, leitura e análise de textos selecionados;
- Pesquisa em sites diversos;
- Iniciar discussões e debates sobre várias dimensões dos problemas ambientais existentes, a partir de texto que se encontra disponível no site do Ministério do Meio Ambiente - "Resumo do Documento Agenda 21 da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento";
- Explicar aos alunos o significado de lençol freático ou aquífero, e a importância deles para o abastecimento. Ajudá-los a localizar os principais aquíferos existentes no mundo;
- Pesquisar sobre a população atual do planeta em comparação com a de 30 anos atrás, chamando a atenção para a mudança nos padrões de consumo de água nesse período;
- Se possível visitar uma estação de tratamento de água e esgoto;
- Propor uma pesquisa para saber de onde vem a água potável utilizada na região, as condições das fontes, como a água é tratada e quais as expectativas na continuidade de abastecimento futuro. Essas informações podem ser fornecidas pela empresa responsável pelo abastecimento de água na região e na secretaria de meio ambiente da cidade;
- Desenvolver uma cartilha sobre com economizar água em casa e na escola;
CONCLUSÃO DAS ATIVIDADES
Elaborar um questionário para pesquisa de opinião dos familiares, colegas, professores e funcionários do colégio, onde sejam apontadas várias atitudes para que cada um melhore a qualidade de vida. Não esquecendo que o objetivo tema é a ÁGUA. As perguntas deverão ser objetivas quanto aos meios de consumo, conservação e economia da água. Após concluída a pesquisa, tabular os dados e apresentá-los num mural, de preferência onde todas as pessoas do colégio têm acesso.
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