CONCEITOS
Clima, domínios morfoclimáticos, Paisagem natural, relevo, vegetação, zona de transição.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
- Capacidade de estabelecer relações de causalidade, analisar, interpretar, descrever, localizar, pesquisar, associar, relacionar;
- O aluno deverá ser capaz de entender/explicar a dinâmica natural e as suas interações;
- Vivência em equipe;
- Capacidade de bem realizar uma tarefa, ou seja, resolver uma situação Complexa;
OBJETIVOS
O aluno deverá
- Conhecer a divisão em domínios morfoclimáticos proposta por Aziz Nacib Ab'Saber e a sua abordagem conceitual;
- Compreender a dinâmica do espaço natural a partir da correlação entre clima, relevo, hidrografia, solos etc. e as paisagens resultantes desta interação;
- Conhecer cada um dos domínios, inclusive as faixas de transição, e as suas especificidades;
- Compreender como a ação antrópica interfere nas paisagens, transformando-as e alterando a sua dinâmica natural a partir dos problemas ambientais;
- Conhecer como as diferentes características naturais podem resultar em diferentes aproveitamentos econômicos (extrativismo do látex, madeira, produção do sal, pau-brasil, transporte hidroviário, hidrelétricas etc.);
- Diferenciar e correlacionar cada um dos domínios;
- Compreender a interação e a interdependência entre os diversos elementos de sua paisagem (relevo, clima, vegetação, hidrografia, solo, fauna etc.);
ESTRATÉGIAS
- Propor a confecção de um mapa temático com os domínios morfoclimáticos;
- Apresentar um climograma, os solos, vegetação, hidrografia etc. para cada um dos domínios;
- Associar o relevo ao clima e à latitude (chuvas orográficas, ventos alísios etc.), associar às características do solo e à sua fertilidade (laterização, lixiviação, profundidade e outras características) e associar estes elementos à hidrografia (vazão, drenagem, perenidade etc.); por fim, incluir na análise a vegetação e suas características (higrófila - relacionar com a umidade e a pluviosidade na Amazônia, por exemplo; caducifólia - a existência de uma estação seca no cerrado; acicufoliada - associada à queda de neve no passado ou no presente; a acidez do solo no cerrado e a sua aparência de xerófila ou pseudoxerófila; xerófila - adaptada à falta de umidade etc.);
- Pesquisar as formas de relevo e a vegetação, procurando identificar formas características de relevo (Chapadas, coxilhas etc.) e as espécies características da vegetação;
- Pesquisar os impactos ambientais mais graves relacionados ao que foi exposto: arenização-desertificação; desflorestamento, erosão, voçorocamento, deslizamento de terras etc.;
- Propor a confecção de uma maquete com os domínios morfoclimáticos;
- Analisar um climograma de cada um dos domínios morfoclimáticos;
CONCLUSÃO DAS ATIVIDADES
- Fazer um mural com o mapa dos domínios morfoclimáticos e, em volta, colocar as fotos, imagens, gráficos e características de cada um. Se possível, colocar uma planta, semente ou fruta dos domínios;
- Montar uma exposição com os produtos do extrativismo (exemplos: madeira da Amazônia ou da Floresta de Araucárias, sorvete de cupuaçu, artesanato feito com produtos regionais etc.);
- Montar um seminário onde cada grupo ficara responsável pela apresentação de um domínio morfoclimático.
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