sexta-feira, 19 de junho de 2020

PLACA TECTÔNICA SOB O OCEANO ÍNDICO ESTÁ SE PARTINDO EM DUAS

Uma gigantesca placa tectônica sob o Oceano Índico passa por um processo de ruptura. Em pouco tempo, geologicamente falando, ela será dividida em duas, segundo estudo publicado na revista Geophysical Research Letters. No entanto, para os humanos, levará milhares de anos para que isso ocorra.

quarta-feira, 10 de junho de 2020

ÁGUA DA BROMÉLIA SERVE DE CRIADOURO PARA DENGUE?



Um estudo realizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC) aponta que, em locais de interface entre o ambiente urbano e silvestre – como parques e encostas de morros –, as bromélias não possuem um papel importante na proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus da dengue.



segunda-feira, 8 de junho de 2020

EM MEMÓRIA DE OMAR FURST

Em memória de Omar Furst Guerra



  
Omar Furst Guerra nasceu em Itabira -MG, em 21 de dezembro de 1966, filho de Ocarlina Furst de Alvarenga e Custódio Pires Guerra e irmão de Carmen Isabel, Izabela Furst, Leonor Furst, Geraldo Guerra, Isabel Cristina, Kennedy Furst, Jorge Luiz,  Rosy Pires e Daniela Drummond .

Descendente de Alemão entre outros, frequentou a Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio, onde cursou o ensino fundamental e ensino médio, após o término do ensino fundamental em 1985 se ingressou em um curso técnico de contabilidade na (FIDE) Centro Técnico Interescolar de Itabira finalizando- o em 1987. Então ,em 1988 começou a cursar Engenharia Ambiental na UFOP (Universidade Federal de  Outro preto) mas não completou sua formação se mudando para Belo horizonte em 1990 e iniciou a cursar Geologia na UFMG(Universidade Federal de Minas Gerais)  não finalizando seus estudos.



Em 1992 começou a cursar Geografia na Faculdades Integradas Newton Paiva, e em 1997 finalizou seus estudos com uma pós-graduação de Latus Sensus em Educação Ambiental – UEMG – Universidade do Estado MG.




Ao Longo de sua vida profissional, deu aulas em várias instituições, de diversas matérias, sendo sempre  querido por seus alunos, em suas aulas tinha momentos de concentrações e puxões de orelhas, e às vezes brincadeiras e alegrias, seus alunos diziam que cada minuto de aula dele era momento de alegria, pois ele sempre transmitia seus conhecimentos com carinho e muita dedicação. Ele amava ser professor.

Abaixo algumas instituições onde Omar transmitiu o que ele sabia de melhor:
  •  
  • Colégio Dom Carlos Sterpi –BHZ/MG
  • Colégio Nossa Senhora das Dores – Itabira/MG
  • EE.Prof.Francisco Menezes Filho – BHZ/MG        
  • Escola Dimensão Pré Vestibular – Itabira/MG
  • Pré-vestibular FIDE/Pitágoras – Itabira/MG
  • Dimensão Pré-universitário – BHZ/MG
  • SESI/FIEMG – Alvimar Carneiro – Contagem/MG
  • Escola Estadual Padre Matias – BHZ/MG  
  • Centro Educacional Vinicius de Moraes – BHZ/MG
  • Sociedade Mineira Ltda – BHZ/MG   
  • Escola Superior Miami – PH7 – BHZ/MG
  • Pré-vestibular Sociedade Mineira Ltda – BHZ/MG
  • EE.Prof. Cláudio Brandão – BHZ/MG
  •  Sociedade Mineira Ltda – BHZ/MG
  •  E.E.Prof. Cláudio Brandão – BHZ/MG
  •  Escola Superior Miami – PH7 – BHZ/MG
  • Sociedade Mineira Ltda – BHZ/MG
  •  Escola Superior Miami – PH7 – BHZ/MG
  • Sociedade Mineira Ltda – BHZ/MG   
  • Escola Superior Miami – PH7 – BHZ/

Também realizava serviços como autônomo como Instrutor de Tecnologia da Informação para 3ª idade, manutenção de computadores, assessoria em TCC e Monografias, Revisor literário, Guia de turismo pedagógico,Administração de condomínio, Desenvolvimento de projetos para Educação Ambiental.

No dia 30 de junho de 2003, nasceu o seu primogênito Zamir Furst. 


 Omar, também realizava e criava vários projetos super interessantes.

Projetos Realizados

CIDADANIA E MEIO AMBIENTE – [2005]:
Elaboração e Gestão
Projeto cultural em parceria com a empresa PAPA ENTULHO, especialista em transporte de resíduos sólidos da construção civil. Sem fins lucrativos. Objetivo de disseminar conhecimentos sobre o Meio Ambiente através da Educação Ambiental e influenciar a população na importância da preservação e utilização sustentável dos recursos naturais.

ÁUDIO – LIVRO I [2007] E II [2008]:
Elaboração, organização e supervisão técnica.
Projeto cultural com parceria da CEMIG, sem fins lucrativos, tendo como objetivo
disseminar a literatura brasileira. Público alvo; deficientes visuais, analfabetos e
idosos. Tiragem: 60.000 exemplares – distribuição gratuita entre entidades
filantrópicas e biblioteca nacional.

Projetos em Andamento
PROJETO UPEA :
A Unidos Para Ensinar e Aprender (UPEA) é um projeto social que visa proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas da comunidade. Organizando e desenvolvendo projetos educacionais e ações sociais num esforço solidário para melhorar um ou mais aspectos da sociedade. Estas iniciativas potenciam a cidadania e consciência social dos indivíduos, envolvendo-os na construção de um futuro melhor. (continuaremos seguindo com esse projeto)


Nosso querido tio Omar, professor, pai,tio, irmão e amigo  na madrugada do dia 31 de maio de 2020 nos deixou após ter sofrido um infarto na madrugada do domingo ao qual não resistiu. Para seus Filhos, sobrinhos, alunos e amigos, deixou saudades, mas também deixou momentos maravilhosos de alegria, e diversão que ele sabia bem como criá-los, um homem carismático, amigável e que fazia amizade fácil, que sempre foi muito prestativo e inteligentíssimo.
Ele se foi, mas deixou seus filhos para continuarem seus trabalhos,sendo eles Zamir Furst (seu primogênito), e o Leonardo Drummond Guerra (filho de consideração, que ele criou) ,juntamente com eles suas Sobrinhas Maria Clara Drummond (Estudante de direito da UNI) e Lunna Furst (estudante de pedagogia na UEMG) e o seu sobrinho Warley Araújo (Professor de Química).Por sabermos que ele amava esse blog para transmitir todo o conhecimento que ele tinha, resolvemos manter o Biboca Ambiental ativo, trazendo sempre novidades e mantendo o mesmo seguimento, para o qual o blog foi criado.  




AO AMIGO OMAR

Rogério Alvarenga


Foi num balaio que fui colocado
Na porta da casa de uma tia.
E minha mãe desaparecia
Nem o cheiro dela, por mim, é lembrado.

Na amplidão do mar, sempre me achei perdido,
Naveguei como pude e descobri,
Pétalas por pétalas senti
A história de um amor interrompido.

Pedia esmolas de amor e afeição
Só migalhas no meu chapéu caíam
Com mágoas curti minha rejeição.

Fui como cheguei. E nem percebiam
Que levava essa dor no coração,
Que eu só quis afagos e nem sabiam.


Aut. Rogério Alvarenga

Na hora da despedida, do adeus que não tem retorno, sobram as palavras e escasseia o conforto possível.
Nosso querido tio, pai e irmão se foi deste plano da existência, aos 53 anos deixando junto da família que tanto o amava, ama e amará, uma saudade eterna e uma tristeza imensa, mas para sempre ele viverá em nossos corações, em nossas saudades e principalmente na memória e constante lembrança da vida que foi a sua, e da pessoa maravilhosa que ele foi em vida.
Vá com Deus, e descanse em paz !








Texto elaborado por Maria Clara Drummond