sexta-feira, 15 de maio de 2020

DENDROLOGIA - O PASSADO ATRAVÉS DOS ANÉIS.

O termo dendrologia vem do grego, onde “dendro” é árvore e “logia” é estudo. É uma disciplina integrada à botânica, focada na identificação de espécies de árvores, mais particularmente as plantas lenhosas. Nesta área do conhecimento são estudadas as características morfológicas das árvores, incluindo troncos, folhas e cascas. Deve-se destacar que as árvores apresentam uma vasta gama de formas e tamanhos, devido à grande diversidade de espécies.

A dendrocronologia

Parte de dendrologia que foca o estudo dos anéis dos troncos das árvores.

Os troncos das árvores apresentam uma série de anéis circulares. Quanto mais anéis têm uma árvore, maior será sua idade. Ao observar estas estruturas é possível saber como cada árvore tem evoluído ao longo do tempo, assim como suas doenças e condições climáticas. O estudo da dendrocronologia fornece informações sobre o passado, especialmente sobre a evolução do clima (variações de temperatura, velocidade do vento e outros aspectos do clima que afetam o desenvolvimento de árvores).
À medida que a árvore se desenvolve ao longo dos anos, gera anéis. Os anéis são formados a partir das camadas que permanecem no tempo, ou seja, qualquer efeito natural ou antrópico, é visível em seus anéis à medida que o tempo passa. Por exemplo, se houver fenômenos que afetam a árvore como inundações, incêndios, deslizamentos de terra, essas cicatrizes permanecem na crosta, mas à medida que crescem, são deixadas dentro do tronco, para que você possa saber o que aconteceu no passado.
A dendrocronologia é uma técnica de datação baseada em anéis de crescimento de árvores. Esses anéis são bastante distintos em algumas árvores que crescem em zonas temperadas, com estações bem definidas e resultam da variação na velocidade de crescimento do tronco ao longo do ano.



Dendrogeomorfologia
Existe um estudo baseado em anéis de árvores, conhecido como dendrogeomorfologia, que consiste em investigar eventos geológicos / geográficos. Os anéis são uma fonte muito importante de dados para estudos territoriais, urbanos, de infraestrutura ou de gestão natural.

Dendroclimatologia 
Através dos anéis é capaz de calcular a idade das árvores, mas a verdade é que não é assim. Os anéis escuros são formados no inverno, é uma madeira mais densa e compacta que serve para proteger a árvore do inverno, enquanto os anéis leves são formados no verão, gerando partes menos compactas da árvore. Os anéis de luz são mais amplos porque a árvore desfruta de boas temperaturas e nutrientes, tendo uma excelente atividade biológica na qual permite o desenvolvimento mais rápido.
Em tempos de seca, quando o nível da água disponível pode ser menor, os anéis são mais claros e mais estreitos, isso pode ser uma amostra da seca histórica.
Já considerando os períodos de inverno, anéis escuros e muito largos podem refletir que houve um inverno longo e severo, da mesma forma que funciona para anéis leves, de acordo com sua largura, refletem verões mais ou menos longos.

Anéis bem definidos em um corte de tronco de conífera.

As mudanças climáticas podem ser estudadas através desses bioindicadores, porque o tronco mostra essas mudanças, tanto que até as árvores fósseis permitem estudar o clima das épocas passadas. É importante dizer que não é necessário cortar uma árvore para fazer esse tipo de estudo, pois é utilizado um trado que permite extrair uma testemunha interna da madeira, deixando a árvore intacta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!