terça-feira, 28 de abril de 2020

AMAZÔNIA EM PERIGO

A Amazônia brasileira, uma área florestal que conta com 10% de todas as espécies vegetais conhecidas no mundo, novamente está em perigo. O relaxamento de regulamentações ambientais no Brasil parece ter acelerado novamente a destruição da porção brasileira da Amazônia. Há anos os ruralistas fazem lobbie no governo para facilitar seu acesso à floresta para transporte de produtos. A busca, a qualquer custo, do lucro máximo, têm gerado verdadeiras atrocidades contra a fauna, os rios, as florestas e as comunidades tradicionais. Nossa rainha esta morrendo.


A expansão do agronegócio e da mineração na Amazônia afetam para sempre o ciclo hidrológico que mantém a própria floresta em pé. É um Círculo Vicioso: as perdas florestais intensificam a seca o que levam a menos florestas que geram mais secas e assim sucessivamente.


CONFLITO POR TERRAS

O estudo aponta que a intensificação das atividades de exploração na região amazônica poderá tornar a América Latina ainda mais dependente do agronegócio e da mineração, além de aumentar os conflitos por terra. No Brasil, a Amazônia representa 61% do território nacional. Estão localizadas na região 98% das terras indígenas e 77% das unidades de conservação do país. Desde a expansão do agronegócio e da mineração na Amazônia, foi registrado um aumento no desmatamento, assoreamento dos rios, expropriação de terras, chacinas e genocídio de indígenas.

INVESTIDA INTERNACIONAL

A privatização se configura como um novo marco da exploração na Amazônia. No caso da mineração, diversas empresas multinacionais, e mesmo brasileiras, “sem o controle mais direto do Estado brasileiro” atuam na região. Além dos impactos ambientais causados pelas mineradoras, diversas hidrelétricas foram criadas na região amazônica para suprir a energia das empresas. Segundo um dossiê, os seguidos projetos de ocupação e intervenção do Estado brasileiro na região foram de subordinação aos interesses externos, com medidas que facilitam a exploração do território pelas grandes potências e empresas transnacionais, com isenções fiscais, empréstimos públicos, investimentos em infraestrutura e doações de terras. 

DESMATAMENTO

A destruição do bioma na região como consequência da expansão do agronegócio e da mineração tem consequências diretas sobre o regime de chuvas no país, aprofundando os impactos das mudanças climáticas. Há também a destruição de uma grande diversidade genética, patrimônio da humanidade e de importância inestimável para o presente e o futuro dos povos. Outro impacto são as enchentes e secas cada vez mais intensas, pois a conversão da floresta em agropecuária impede a absorção da chuva no ambiente local.Se desmatar mais um pouco, o efeito dominó de desertificação será irreversível. São alertas e mais alertas que corroboram a compilação de estudos científicos.

O BRASIL ESTÁ ENTREGANDO A AMAZÔNIA

Vivemos num país com politica corrupta aliada a busca do lucro pelas megas empresas transnacionais. Somente a intensa combatividade da população, porá fim à espoliação de nossas riquezas. Temos de mostrar ao mundo o que esta acontecendo; incêndios criminosos, expansão da agropecuária e da mineração, contaminação das águas por metais pesados, assassinatos de povos tradicionais(índios e ribeirinhos) e pequenos agricultores, destruição do solo, desmatamento, violência, etc... São impactos negativos promovidos tanto pelo agronegócio quanto a mineração em larga escala. Estamos falando sobre um ecossistema, tudo que conhecemos pode acabar. Se hoje a bancada ruralista é a principal força pressionando o Congresso para flexibilizar a proteção ambiental, é consenso entre estudiosos e pesquisadores que o futuro do agronegócio depende da preservação ambiental. Os efeitos do desmatamento tropical no clima afetam diversos fatores ambientais de grande influência sobre a atividade agrícola.

imagens; arvore ser tecnológico




2 comentários:

  1. muito bom. estamos perdendo mossa floresta pela ganancia e corrupção

    ResponderExcluir
  2. O problema do Brasil centra nos políticos inescrupulosos, corruptos, sem moral e numa população idiota que fica criticando nos meios virtuais, em vez de agir de forma sensata e aprenderem a votar. Não reeleger político, isto é primordial ´para a nação. Aparece cada personagem na politica, que da vergonha de ser brasileiro, em cada "cantão do país" nasce um corrupto.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!