quinta-feira, 31 de outubro de 2019

SECRETÁRIO - A BELA E ELEGANTE AVE DE RAPINA

Sagittarius serpentarius, secretário, é um pássaro muito interessante. Apesar da aparência enganadora e do nome estranho, ele é na verdade uma ave de rapina parente dos falcões e águias.



A espécie habita todas as regiões da África a sul do Saara, exceto zonas de floresta densa. Embora seja uma carnívora diurna que se alimenta de uma variedade de presas, a capacidade da ave de matar cobras nas pastagens africanas é bem documentada. Eles caçam cobras no chão, pisando nelas com suas pernas e garras. Com longas e esguias pernas, ela não anda, ela desfila pelos campos em busca de mais uma refeição.


Os secretários podem medir cerca de 1,35 m de altura, pesar 3,3 kg e ter uma envergadura de mais de 2 m. Com uma cabeça relativamente pequena e um bico em forma de gancho, sua plumagem tende a ser de um cinza claro-azulado e seu rosto vermelho. Suas penas de voo são pretas. Ela pode parecer fria e cheia de si, mas saiba que esta ave não recua diante do ataque das inimigas, não importa o quão perigosas elas pareçam.


Ao contrário da maioria das aves de rapina, o secretário é em grande parte terrestre, o que significa que caça a presa a pé. Ele pode viajar mais de 30 quilômetros por dia em busca de cobras, insetos e outros animais, como lagartos, anfíbios, roedores e ovos de outros pássaros. Pequenos animais são geralmente comidos inteiros, enquanto presas maiores são pisoteadas até a morte antes de serem consumidas.


Essas criaturas majestosas preferem campos abertos, estepes e savanas pontilhadas de árvores, áreas onde a grama é relativamente curta para caçar mais facilmente.


Existem duas hipóteses para explicar de onde o animal ganhou o curioso apelido: alguns dizem que recebeu esse nome por causa de suas cristas na parte de trás de sua cabeça, que lembram as penas que serviam de caneta para os secretários do século XVIII e eram enfiadas em suas perucas, enquanto outros creem que a alcunha é na verdade uma corrupção do árabe “saqr-et-tair”, que significa “ave caçadora”.


Os secretários são admirados na África por sua aparência impressionante e capacidade de lidar com pragas e cobras. O pássaro já virou emblema no Sudão, bem como estampou o brasão de armas da África do Sul . 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!