É grande o número de apaixonados pelas flores ao redor do mundo. Algumas exóticas, raras mas nem sempre bonitas. Por seus detalhes diferentes e muitas vezes incompreendidos, expressam sua individualidade.
ESPÉCIE Lotus berthelotii
ONDE Ilhas Canárias
Apesar de conhecida no Brasil, é extremamente rara na natureza. Ela teria sido originalmente polinizada por pássaros já extintos das Ilhas Canárias, o que ajuda a explicar sua escassez.
ESPÉCIE Petunia exserta
ONDE Brasil
Descoberta apenas em 2007, ela é o único tipo de petúnia polinizado por beija-flores. Sua propagação é muito difícil, porque a espécie se reproduz mais facilmente com outras variações de petúnias do que com ela própria.
ESPÉCIE Kokai cookei
ONDE EUA
Em 1978, a única sobrevivente da espécie foi destruída em um incêndio. Felizmente, um ramo foi salvo e enxertado em 23 árvores, que estão hoje espalhadas pelo Havaí.
ESPÉCIE Cypripedium calceolus
ONDE Europa e leste asiático
Existem muitos tipos dessa orquídea, mas a maioria está em extinção devido à contínua redução do seu habitat.
ESPÉCIE Strongylodon macrobotrys
ONDE Filipinas
Como resultado da destruição do seu habitat e, consequentemente, dos seus polinizadores naturais, a espécie hoje é extremamente difícil de propagar e está em extinção.
ESPÉCIE Epipogium aphyllum
ONDE Inglaterra
Pode viver no subsolo por anos sem dar sinais de vida e florescer inesperadamente. A espécie não faz fotossíntese nem fabrica seu próprio alimento, precisando da ajuda de um fungo específico em contato com sua raiz para fornecer nutrientes.
ESPÉCIE Cattleya walkeriana
ONDE Brasil
Esta espécie é uma orquídea brasileira, de cor e forma excepcionais. Encontrada na década de 1960, nunca mais foi vista na natureza.
ESPÉCIE Franklinia alatamaha
ONDE EUA
Foi completamente extinta do seu habitat desde o início do século 19. Atualmente, é cultivada apenas por horticultores e criações comerciais.
ESPÉCIE Cosmos atrosanguineus
ONDE México
A espécie está extinta na natureza há mais de 100 anos. Em 1902, um clone foi reproduzido por propagação vegetativa e ela foi novamente introduzida ao cultivo.
ESPÉCIE Tomentosa silene
ONDE Gibraltar
Até 1992, todos os vestígios da flor tinham desaparecido, até que, dois anos depois, um único exemplar foi descoberto na reserva natural de Gibraltar. Desde então, essa espécie, que só cresce em afloramentos rochosos, está sendo reintegrada ao meio ambiente.
ESPÉCIE Middlemist camelia
ONDE China
Foi trazida à Grã-Bretanha em 1804 e, desde então, totalmente dizimada no país de origem. No território britânico, permaneceu estéril durante anos e só começou a florescer recentemente.
ESPÉCIE Amorphophallus titanium
ONDE Sumatra
Famosa por ser a flor mais fedida (e alta) do mundo, ela é natural das florestas tropicais de baixa altitude da Indonésia. A planta, que na verdade é uma inflorescência (um talo com muitas flores), normalmente precisa de pelo menos sete anos para florescer, podendo demorar ainda mais tempo. Pode alcançar 3 metros de altura e 75 quilos.
ESPÉCIE Rafflesia arnoldii
ONDE Indonésia
Não tem caule, folhas ou raízes, nem realiza fotossíntese podendo chegar a 1 metro de largura. A sobrevivência da espécie depende de uma videira específica chamada tetrastigma, que oferece nutrientes e suporte.
ESPÉCIE Tacca chantrieri
ONDE Malásia
Planta tropical, herbácea, hermafrodita e acaule. Conhecida por suas flores negras. Floresce na primavera verão todos os anos. Chega a12 centímetros de diâmetro e têm longos "bigodes" que podem crescer até 28 polegadas.
interessante
ResponderExcluir