Quando está na praia, já reparou que o vento sopra do mar para a terra de dia e à noite é ao contrário? Porque isto acontece? É tudo uma questão de pressão.
Brisa é nome genérico de ventos que sopram à beira-mar, de fraca a moderada intensidade, regulares ou periódicos. Um vento leve, fresco, considerado. O ar sempre se desloca do ponto onde a pressão é mais alta para onde ela é mais baixa. Isso explica porque a brisa marítima surge da diferença de temperatura entre o mar e o continente.
Para se aquecer, a água precisa de mais energia solar do que a terra. Ambas recebem a mesma quantidade de energia, mas o mar aquece mais porque o solo é mau condutor e concentra o calor – enquanto a água é boa condutora e dispersa o calor para as profundezas. Assim, a temperatura mais alta da terra aquece o ar sobre ela, tornando a pressão atmosférica menor que sobre o oceano e fazendo o vento soprar para a terra.
À noite, a situação se inverte: o mar demora para resfriar porque as águas profundas mantêm a temperatura noturna quase igual à diurna. O ar sobre o oceano é mais quente que na terra. Como a pressão sobre o continente é mais elevada, os ventos se dirigem para o mar, que tem pressão mais baixa.
Interessante, Como o mundo sem conhecimento é dificil de ser entendido!
ResponderExcluir