domingo, 30 de setembro de 2018

PRINCIPAIS CAUSAS DO AQUECIMENTO GLOBAL

O aquecimento global é um tema debatido há anos, esse fenômeno não é nada mais que o aumento contínuo das temperaturas na atmosfera e na superfície da Terra. Os cientistas têm 90% de certeza de que o processo continuará a acontecer e que afetará a todas as regiões do planeta. Esse inevitável fenômeno tem duas causas básicas: uma natural e outra artificial, de acordo com grande parte dos estudiosos que se concentram nos estudos sob a ótica ambientalista ou antiambientalista. 


A comunidade cientifica dedica menos esforços para estudar e explicar as causas naturais da mudança climática por se considerar que tem um impacto relativamente menor do que as antropogênicas sobre o sistema do clima terrestre.

CAUSAS ANTRÓPICAS (homem)
  1. Queimadas de matas e florestas - além de reduzir a quantidade de árvores, que servem como reguladoras da temperatura, as queimadas jogam gases poluentes na atmosfera. 
  2. Desmatamento - tem ocorrido, principalmente em países em desenvolvimento, como forma de ampliar as áreas para agricultura e pastagem de animais, além da exploração de madeira. Com menos cobertura de árvores e plantas, aumenta a temperatura do meio ambiente. 
  3. Desenvolvimento urbano sem planejamento - diminui as áreas verdes nas cidades, aumentando a quantidade de concreto. Esse fato favorece a formação de ilhas de calor. 
  4. Desertificação - queimadas e desmatamento podem resultar no processo de desertificação (formação de desertos) em várias regiões do mundo. 
  5. Aumento da emissão dos gases do efeito estufa - causado, principalmente, pelo aumento do uso de combustíveis fósseis (gasolina e diesel). Os principais gases que favorecem o aquecimento global são: 
      • Dióxido de Carbono - CO2 
      • Gás Metano - CH4 
      • Óxido Nitroso - N2O 
      • Perfluorcarbonetos 
      • Hexafluoreto de Enxofre - SF6 
      • Hidrofluorcarbonetos - HFCs 
CAUSAS NATURAIS: 
  • Aumento da atividade na superfície do Sol, provocando explosões e alta emissão de raios ultravioletas. O Sol passa atualmente por este fenômeno. 
  • A água dos oceanos concentra o carbono presente em grande quantidade na atmosfera. Este fato faz aumentar a evaporação e a concentração de gases no ar, aumentando assim o aquecimento global. 
  • Alguns cientistas afirmam que o planeta Terra está passando por um período que corresponde ao final de um ciclo glacial, que começou há cerca de 2,5 milhões de ano (estes ciclos ocorrem de tempos em tempos). Neste momento ocorre, naturalmente, o aumento da temperatura global.


Quais as principais consequências do aquecimento global? 

São várias as consequências do aquecimento global e algumas delas já podem ser sentidas em diferentes partes do planeta. Os cientistas já observam que o aumento da temperatura média do planeta tem elevado o nível do mar devido ao derretimento das calotas polares, podendo ocasionar o desaparecimento de ilhas e cidades litorâneas densamente povoadas. E há previsão de uma frequência maior de eventos extremos climáticos (tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca, nevascas, furacões, tornados e tsunamis) com graves consequências para populações humanas e ecossistemas naturais, podendo ocasionar a extinção de espécies de animais e de plantas. 


Quais as principais atividades humanas que causam o aquecimento global?
Entre as principais atividades humanas que causam o aquecimento global e consequentemente as mudanças climáticas, a queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, carvão mineral e gás natural) para geração de energia, atividades industriais e transportes; conversão do uso do solo; agropecuária; descarte de resíduos sólidos (lixo) e desmatamento. Todas estas atividades emitem grande quantidade de CO² e de gases formadores do efeito estufa.

ilustrações: 
Árvore,ser tecnológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!