Ele é raríssimo. O inseto, que parece uma folha, é um mestre do disfarce e foi recentemente descoberto na Reserva Ecológica de Guapiaçu - Mata Atlântica – RJ. Conheça este incrível louva-a-deus dragão brasileiro. O louva-a-deus é um inseto charmoso e inofensivo.
Ele pode não ser uma cópia exata dos dragões de Game of Thrones, do Hobbit, do Merlin , mas o louva-a-deus dragão brasileiro também tem seu charme, isso é, se você conseguir vê-lo. Com uma camuflagem esquisita, tanto em forma quanto em comportamento, o louva-a-deus dragão, com seus apêndices que parecem folhas e movimentos cambaleantes, parece um galho balançando. Normalmente, ele se esconde facilmente à vista entre a folhagem densa da Mata Atlântica – mas um grupo de pesquisadores com olhos afiados capturou recentemente o louva-a-deus dragão e gravou um vídeo raro de seu magnífico disfarce na Reserva Ecológica de Guapiaçu.
Além do truque de voar pela luz da lua, alguns louva-a-deus também podem sobreviver a uma refeição de lagartas venenosas e beber uma seiva de papaia que é normalmente venenosa para outros insetos. A coloração e a textura do inseto o mantêm escondido na Mata Atlântica. Seu comportamento também ajuda na camuflagem. Balançar embaixo do galho meio cambaleante contribui na imitação de um graveto e permite que o inseto se movimente. E eles são conhecidos por serem maravilhosamente camuflados. Mas a verdade é que, além de suas formas e cores, os louva-a-deus também se camuflam pelo comportamento. Isso significa que o movimento aparentemente inebriado do Stenophylla cornigera é, na verdade, uma estratégia que foi ajustada por anos de evolução. Onde o louva-a-deus dragão difere de seus parentes, porém, está na colocação de suas pernas dianteiras grandes, que permanecem enroladas perto da cabeça do inseto e alinhadas perpendicularmente. Eles podem ser raros, mas também é possível que simplesmente não os vejamos muitas vezes porque são difíceis de encontrar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!