Os insetos são criaturas superabundantes na Terra e que causam medo e aflição em muita gente. Mas, além de espécimes bizarras e até mesmo de algumas que podem ser letais para os humanos, existem alguns bichinhos que chamam atenção pela sua extrema beleza. Conheça alguns besouros que são joias da natureza.
Não é joia, não é ficção, é vida real. Com uma estrutura corporal que lembra a das tartarugas, os besouros da espécie Charidotella sexpunctata têm uma coloração dourada semelhante ao ouro, parece uma joaninha feita de ouro. Que lhes rendeu o nome popular de Golden Tortoise Beetle - Besouro Tartaruga Dourado. Essa espécie de inseto típica da América do Norte tem o corpo protegido por uma película transparente, o que o torna ainda mais peculiar, pois permite uma mudança de cor causada pelo líquido que cobre essa camada incolor. Se essa camada sofre alguma alteração (por exemplo quando o inseto está na época do acasalamento), o líquido reflete as mudanças de cores do besouro, que pode se mostrar azul, verde, alaranjado com manchas pretas ou castanho.
A natureza possui cores que nem o mais talentoso artista conseguiria reproduzir! Exemplos disso é o Besouro Joia Dourado (Anoplognathus aureus), encontrado na Austrália. Besouros deste gênero são conhecidos como "besouros natalinos", pois aparecem em abundância em áreas urbanas durante dezembro, embora vivam de um a dois anos; crescem até cerca de 18mm e possuem uma cor dourada brilhante, que os faz parecer uma joia.
Há também o besouro da espécie Chrysina resplendens, que é encontrado na América Central, e tem a coloração igualmente impressionante ! É um inseto com pigmentação dourada metálica natural. Sua cutícula quitinosa reflete a luz polarizada circularmente. Soa complicado, mas o resultado final é brilhante!
MÃE-DO-SOL
O Euchroma gigantea , como o próprio nome científico sugere, o bicho é colorido e gigante, as fêmeas pode ter 120mm e se apresentam em diversas cores. É reconhecida como a espécie de maior porte entre os buprestídeos das Américas. Seu nome deriva do latim “ gigante colorido” devido sua cor bronze esverdeada iridescente, refletindo as cores do arco íris. Também é conhecida no Brasil como mãe-do-sol, olho-do-sol, besouro joia. Apesar de muito bonitos, estes bichos são considerados pragas de grande importância, as larvas comem as raízes das árvores por dentro até o tronco, deixando-as ocas.
Esta belezinha é Macraspis festiva. Apresenta um colorido brilhante verde ou azul metálico. Normalmente se alimentam de folhas e frutos, as larvas de raízes e matéria vegetal em decomposição. Natural ao América do sul, chega a medir 23mm.
Diabrotica speciosa tem Coloração verde-amarela, por isso denominado “vaquinha verde-amarela ou patriota”, mede cerca de 6mm de comprimento, tem coloração verde-metálica e apresentam sulcos longitudinais e pontuações deprimidas em toda a extensão das asas. Os adultos alimentam-se das folhas, causando perfurações nos folíolos. A larva é branca-acinzentada e pode atingir até 7 mm, alimenta das raízes da planta.
FURTA COR
O bonitinho é o besouro verde Iphimeis dives. Coloração geral verde-metalica muito brilhante. Dorso do corpo bastante convexo. O besourinho costuma aparecer sobre a planta, de outubro a dezembro.
Eu acredito que I. dives tenha sempre pernas vermelhas e antenas bicolores.
ResponderExcluirExatamente, esse aí é eumolpus sp
ResponderExcluirFotografei um desses no meu quintal.
ResponderExcluir