Através dos registros escritos descobrimos e aprendemos culturas, histórias e hábitos diferentes, compreendemos a realidade, o sentido real das ideias, vivências, sonhos, etc.. A leitura, além de melhorar a empatia e o entendimento dos demais, é um dos melhores exercícios possíveis para manter em forma o cérebro e as capacidades mentais. Existem três objetivos distintos para compreender a importância do hábito de ler, são eles: ler por prazer, ler para estudar, ler para informar-se.
A leitura é uma das oportunidades mais democráticas e
acessíveis de desenvolvimento pessoal e profissional. É através dela que o
indivíduo quebra fronteiras e descobre novos universos sem ao menos sair do
lugar. Ler é um processo de expansão de
si mesmo, a abertura para infinitas possibilidades, o caminho para o despertar
de seu potencial pleno. O indivíduo que pratica o hábito da leitura, absorve
mais conhecimento e promove sua evolução enquanto ser humano e profissional. Os
livros são fontes de riqueza, não somente em caráter material, mas também no sentido
mais sublime da palavra, é uma questão de engrandecimento como um todo.
Diante do fato, pode-se considerar a leitura como uma das mais importantes tarefas que a escola tem que ensinar, mas é importante ressaltar que para isso o professor deve ter consciência da necessidade, além de praticar com eficiência o hábito da leitura.
Diante do fato, pode-se considerar a leitura como uma das mais importantes tarefas que a escola tem que ensinar, mas é importante ressaltar que para isso o professor deve ter consciência da necessidade, além de praticar com eficiência o hábito da leitura.
Segundo estudiosos, existem três objetivos distintos para
compreender a importância do hábito de ler:
- Ler por prazer - Através da leitura realizada com prazer, é possível desenvolver a imaginação, embrenhando no mundo da imaginação, desenvolvendo a escuta lenta, enriquecendo o vocabulário, envolvendo linguagens diferenciadas, etc.
- Ler para estudar - A leitura voltada para o estudo é a mais cobrada pelos professores desde o início do ensino fundamental, apesar de muitos não estarem preparados para desenvolver em seus alunos tal hábito.
- Ler para se informar - A leitura dinâmica e descontraída é uma das melhores formas de adquirir informações. O ideal é que se aprenda a ler textos informativos, artigos científicos, livros didáticos, paradidáticos, e etc.
A LEITURA NA
COMPOSIÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO
Tendo em vista que o conhecimento se concebe como algo que
não se mensura (*), uma das formas de ampliá-lo é desenvolver constantemente o
hábito da leitura. Além de ampliar nosso conhecimento de mundo, a leitura nos
torna mais cultos e ajuda a desenvolver nosso poder de argumentação, ao mesmo tempo
em que melhora nossa performance lexical (**).
O ato de ler não se resume à mera decodificação de símbolos.
Tal atividade, antes de tudo, evidencia-se como muito mais complexa, revelada
pela efetiva interação ocorrida entre o leitor e o texto, de modo que ele
assimile, absorva, todas as informações contidas no texto. Partindo dessa
prerrogativa, vale mencionar os níveis de leitura, alcançados mediante o
aperfeiçoamento da leitura por meio da prática, da familiaridade com os
diversos gêneros discursivos e, principalmente, com a maturidade adquirida
frente a todo esse processo.
Essa competência, uma vez materializada de forma plena,
permite que o leitor esteja apto a interpretar desde o mais simples discurso
até o mais elaborado, tais como o discurso filosófico, científico, entre
outros. Isso decorre em virtude do alto nível de compreensibilidade dos vários
campos do saber, bem como da capacidade em recorrer a meios que lhe prestem
informações imprescindíveis a uma plausível interlocução, de modo a fazer inferências,
relacionar dados, identificar o diálogo estabelecido entre um texto e outro,
entre outras aptidões.
Uma vez enumerados tais pressupostos, torna-se relevante
mencionar acerca da importância de outros fatores, também associados à
atividade em questão – retratados pela concentração, a disciplina e a reflexão.
Uma vez inter-relacionados, dizemos:
- Que a concentração se revela como fator preponderante, já que não há assimilação das ideias se não houver concentração por parte do leitor. Nesse ínterim, temos o que denominamos de ruído, visto não somente como algo relativo à sonoridade, mas referente a qualquer obstáculo que possa servir de empecilho para a decodificação da mensagem transmitida – até mesmo a falta de clareza expressa pela linguagem representa tal fator.
- Passamos adiante, fazendo referência à disciplina, visto que sem ela provavelmente os objetivos não serão alcançados. Nesse sentido, ressalta-se a importância de um local adequado para a realização da leitura, bem como do estabelecimento de um horário para tal realização.
- Chegamos enfim a um dos pontos essenciais da leitura – a reflexão –, pois é por meio dela que o objeto de conhecimento irá fazer algum sentido para o leitor.
No entanto, muitas vezes, algumas intempéries tendem a se manifestar de forma negativa, funcionando como verdadeiras barreiras. Sendo assim, caso o leitor encontre alguma dificuldade em assimilar o conteúdo de forma global, torna-se interessante recorrer a alguns recursos, tais como a divisão dos parágrafos, fazendo assim um esquema-síntese das ideias neles abordadas, grifando as partes mais relevantes, estabelecendo relações com os capítulos anteriores (uma vez que pode se tratar de uma sequência), enfim, cabe a cada leitor optar pela técnica que lhe proporcionará uma expressiva interação com tal discurso
LER É VIVER
A leitura é um dos melhores exercícios possíveis para manter
o cérebro e as capacidades mentais em forma. Isso é verdade porque a atividade
de leitura exige colocar em jogo um importante número de processos mentais,
entre os quais se destacam a percepção, a memória e o raciocínio. Tudo isso sem
falar na satisfação e no bem-estar proporcionado pelo conhecimento adquirido e
como esse conhecimento se transforma em memória cristalizada, que é a que temos
como resultado da experiência. O livro e qualquer leitura comparável são, portanto,
uma academia acessível para a mente. Cada pessoa deve escolher o tipo de
leitura que mais a motiva e convém. As crianças devem ser estimuladas a ler com
leituras adequadas às suas idades e os mais velhos devem providenciar toda a
assistência que suas faculdades visuais necessitem para continuar lendo e
mantendo seu cérebro em forma à medida que envelhecem. Uma razão a mais para
que os idosos continuem a ler é a crença plausível de que não somos realmente
velhos até que não comecemos a sentir que já não temos nada de novo para
aprender.
(*) Mensurar significa determinar a medida, calcular. É o mesmo que medir.
(**) Léxico é o conjunto de palavras existente em
um determinado idioma (língua), que as pessoas têm à disposição para
expressar-se, oralmente ou por escrito . Vocabulário.
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao/a-importancia-habito-ler.htm
http://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/a-importancia-da-leitura-para-sua-vida-profissional-e-pessoal/
http://educarparacrescer.abril.com.br/listas/importancia-leitura-737731.shtml
http://monografias.brasilescola.uol.com.br/regras-abnt/
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