A carta sinótica é um mapa que nos apresenta alguns elementos que caracterizam o estado do tempo, numa determinada região e momento. Aparentemente a previsão do tempo não tem muita importância, no entanto, esse trabalho é relevante para a sociedade em suas atividades econômicas ou mesmo no cotidiano das pessoas.
COMO É INTERPRETADO UM MAPA DO TEMPO?
É preciso muita atenção, experiência e um pouco de
intuição para interpretar os sinais gráficos que indicam diferentes fenômenos
naturais. Na meteorologia, esse tipo de documento é chamado de carta sinótica
(synoptikos, em grego, significa proporcionar uma visão geral do todo). Ela
pode reunir dados de diferentes fontes, como a direção dos ventos e os
movimentos das diferentes frentes, bem como áreas de alta e baixa pressão.
O
site tempo.cptec.inpe.br fornece cartas sinóticas do Brasil em tempo real para
qualquer internauta.
A previsão do tempo é um dos campos de estudo da
meteorologia (Meteorologia Sinótica). Para dizer com o máximo de exatidão
possível como o tempo irá se comportar em um determinado local e em determinado
momento é necessário uma série de observações e estudos. Primeiro é preciso
definir o que é o “tempo” na meteorologia: tempo é o estado da atmosfera em
determinado instante e lugar. O tempo, portanto, é uma junção de diversos
fatores como as condições do ar (umidade, temperatura, pressão), os ventos, a
precipitação e as nuvens.
ANALISANDO AS INFORMAÇÕES DA CARTA
As linhas isóbaras mostram áreas com a mesma
pressão atmosférica – o famoso “peso do ar”, medido em hectopascais (hPa). O
nome vem do grego: “iso” quer dizer igual, e “barros”, peso. É paralelamente a
essas riscas que os ventos e as frentes se movimentam. E, se você notar linhas
isóbaras muito próximas, pode ter certeza: naquela região, os ventos são mais
fortes.
2) PRESSÃO
Às vezes, as isóbaras delimitam uma área, marcada
com um “A” azul. São os centros de alta pressão, conhecidos como anticiclones.
Neles, a pressão é maior do que a média ao nível do mar (1.013 hPa). Essa
diferença faz o ar frio descer e esquentar, impedindo a formação de nuvens. No
verão, esses centros indicam tempo quente e seco. No inverno, céu bem limpo.
3) LÁ VEM CHUVA
Já a letra B vermelha define os centros de baixa
pressão, chamados de ciclones. Seu comportamento é o inverso do A: a pressão
abaixo de 1.013 hPa causa instabilidades, permitindo que o ar quente suba até
grandes altitudes e esfrie, formando muitas nuvens. Pode ser sinal de chuva,
tempestades e até neve em algumas regiões.
4) CONCENTRAÇÃO DA MASSA
Também medida em hectopascais, as linhas tracejadas
azuis e vermelhas indicam a altitude geopotencial de uma região. Traduzindo:
elas mostram a que altura acima do nível do mar uma massa de ar se encontra a
certo nível de pressão. Acima de 540 hPa elas mostram a presença de massas
quentes, e abaixo desse valor as frias.
5) CHUVA-RELÂMPAGO
A frente quente é marcada com linhas vermelhas com
semicírculos. Nestas zonas, uma massa de ar quente colide e se sobrepõe a uma
massa de ar frio. Sim, elas aumentam a temperatura, mas não são garantia de
tempo bom para ir à praia. Elas também aumentam a umidade e podem causar as
“chuvas de verão”, aquelas mais rápidas e intensas.
6) ESTRAGA-PRAZER
A linha azul com triângulos sinaliza uma frente
fria, ou seja, uma zona de colisão em que uma massa de ar frio se sobrepõe a
uma massa de ar quente. Por onde passa, essa frente faz cair as temperaturas e
traz chuvas.
7) FORMANDO CASAIS
As frentes (frias ou quentes), de que tanto ouvimos
falar na previsão do tempo, são formadas pelo encontro de duas massas: uma de
ar quente, outra de ar frio. Muitas vezes, essa fusão acontece nos cavados,
áreas alongadas de baixa pressão. São simbolizadas por um tracejado amarelo
grosso e representam grande instabilidade no tempo.
8) COMISSÃO DE FRENTE
A frente oclusa rola quando uma frente fria avança
sobre a quente, que é naturalmente mais lenta. Existem dois tipos. Na oclusão
fria, o ar na dianteira da frente quente é menos frio que o da frente fria.
Indício de tempo seco por aí! Já a oclusão quente é o inverso: o ar na
dianteira da frente quente é mais frio que o da frente fria. Sinal de que pode
chover!
SÍMBOLOS UTILIZADOS NAS CARTAS SINÓTICAS
Referências Bibliográficas
mundoestranho.abril.com.br// cptec.inpe.br// ipma.pt// inmet.gov.br/
Adorei sua aula.
ResponderExcluirObrigada pelas informações.
Foi bom ter aprendido
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