Energia elétrica.
A melhor solução para evitar desperdício de energia elétrica e dessa forma colaborar para a preservação do planeta é........
"Provocar um choque de realidade na população, pois só assim se conscientizará da gravidade do que nós mesmos estamos causando". Cada um deve fazer sua parte, o que nos falta é responsabilidade para praticarmos.
A melhor solução para evitar desperdício de energia elétrica e dessa forma colaborar para a preservação do planeta é........
"Provocar um choque de realidade na população, pois só assim se conscientizará da gravidade do que nós mesmos estamos causando". Cada um deve fazer sua parte, o que nos falta é responsabilidade para praticarmos.
Conceitos
Produção de energia elétrica, conservação da
energia, conscientização.
Objetivos
- O aluno deverá compreender e propor mudanças de comportamento em relação ao consumo de energia elétrica.
- Perceber os diferentes impactos sociais e ambientais provocados pela produção de energia elétrica.
- Aprender a trabalhar coletivamente.
Metodologia
Para desenvolver habilidades e competências, o
aluno deve:
- Trabalhar em grupo;
- Pesquisar sobre as diferentes formas de produção de energia;
- Pesquisar sobre o impacto ambiental de cada uma delas (escala local e mundial);
- Pesquisar na internet e no site do ProgramaNacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural sobre o uso racional de energia não-renovável;
- Ser capaz de motivar outras pessoas a reduzirem o consumo, como forma de proteger o meio ambiente e defender os interesses da coletividade.
- Calculando o consumo de energia elétrica
Estratégia
- Propor a pesquisa sobre as diferentes formas de geração de energia elétrica;
- Pesquisar e ler textos sobre o tema;
- Produzir mapas localizando as diferentes formas de produção de energia elétrica e os diferentes tipos de impactos socioambientais. Fazer um texto analisando e comparando as diferentes formas de organização e distribuição da energia elétrica;
- Propor, se possível, visitas a diferentes usinas de energia;
- Separar os alunos em grupos. Cada grupo deverá fazer um seminário sobre um sistema de produção de energia;
- Desenvolver uma cartilha ou Folder com orientações para se reduzir o consumo de energia, apresentando as principais conclusões da pesquisa.
- Simulador de consumo - CEMIG
Conclusão
- Fazer um mural comparativo das diferentes fontes de energia, valorizando os impactos sociais e ambientais;
- Distribuir a cartilha para a escola e para a comunidade
- Realizar uma palestra dos alunos e convidar a comunidade para participar. Se possível, distribuir mudas de árvores nativas para os participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!