Este plano de aula inicia uma série de cinco propostas para trabalhar com a questão hídrica.
Objetivos
Conteúdos
- Água: distribuição, usos e consumo e ciclo da água
Tempo
estimado
- Cinco aulas
Material
necessário (textos)
Desenvolvimento
1ª etapa
Este plano de aula inicia uma série de cinco
propostas para trabalhar com a questão hídrica. Serão abordados aqui, sob o
ângulo da sustentabilidade e do consumo consciente, a origem, composição e
distribuição da água e seus caminhos pela natureza, essenciais para compreender
sua importância: sem ela, não seria possível a vida na Terra. De onde vem a
água? Como ela chega até as nossas casas, pronta para o consumo? Como a
utilizamos? Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no
futuro? Essas questões podem ser o ponto de partida para planos de estudo,
projetos ou sequências didáticas sobre a questão da água. Pode iniciar o
trabalho com uma conversa sobre as questões propostas inicialmente. Em seguida,
vale a pena assistir ao vídeo que servirão à reflexão dos alunos ao longo da sequência didática.
Proponha que anotem os dados e escrevam pequenos
textos respondendo às questões propostas no vídeo: qual a quantidade de água
doce disponível na natureza? Onde ela se encontra? O que cada indivíduo ou
grupo social pode fazer para a conservação desse recurso? Retome essas questões
na aula seguinte, quando os estudantes terão a oportunidade de analisar novos
dados.
2ª etapa
Proponha que examinem gráficos e organizem os dados
sobre os recursos hídricos no planeta, percentuais de água doce e salgada e a
distribuição da água na superfície terrestre e na atmosfera. Se necessário,
faça demonstrações com as proporções indicadas. Os dados levantam uma
importante questão, que encaminha o debate sobre o fato de que apenas 2,5% da
água é própria para consumo humano. Desse índice, somente 0,3% está nos rios e
lagos e quase 70% nas geleiras e coberturas permanentes de neve, de difícil
obtenção e aproveitamento.
A ÁGUA NO NOSSO PLANETA
Em seguida, proponha que examinem o ciclo da água/ciclo hidrológico, destacando as etapas de radiação solar,
evapotranspiração, condensação e formação de nuvens, precipitação, escoamento
superficial e infiltração. O exame de cartas sinóticas também auxilia na
compreensão da circulação das massas de ar e do transporte de água na
atmosfera. Trabalhe aqui as possíveis alterações ou interrupções do ciclo da
água e suas eventuais repercussões - caso da cobertura dos solos pelo
asfaltamento e edificações, que acelera o escoamento superficial e dificulta a
infiltração da água. A reflexão pode ser feita também sobre o fato de que a
quantidade de água na Terra é sempre a mesma, o que indica a necessidade de
medidas e práticas para evitar o comprometimento, desperdício ou consumo
exacerbado do recurso.
CICLO DAS ÁGUAS
A água pura (H2O) é um líquido formado
por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio e os cientistas acreditam que
apareceu no planeta cerca de 4,5 bilhões de anos atrás. O ciclo da água, também
denominado ciclo hidrológico, é responsável pela renovação da água no planeta.
A água é fator decisivo para o surgimento e o desenvolvimento da vida na Terra.
As forças da natureza são responsáveis pelo ciclo. Ele se inicia com a energia
solar incidente no planeta, que é responsável pela evapotranspiração das águas
dos rios, reservatórios e mares, bem como pela transpiração das plantas. O
vapor d'água forma as nuvens, cuja movimentação sofre influência do movimento
de rotação da Terra e das correntes atmosféricas. A condensação do vapor d'água
forma as chuvas. Quando a água das chuvas atinge a terra, ocorrem dois
fenômenos: o escoamento superficial em direção dos canais de menor declividade,
alimentando diretamente os rios, e a infiltração no solo, alimentando os
lençóis subterrâneos. A água dos rios tem como destino final os mares e, assim,
fecha-se/inicia-se o ciclo das águas. O volume total da água permanece
constante no planeta, estimado em 1,5 bilhão de quilômetros cúbicos. Os oceanos
constituem cerca de 97,5% de toda a água do planeta. Dos 2,5% restantes,
aproximadamente 1,9% estão localizados nas calotas polares e nas geleiras,
enquanto apenas 0,6 % é encontrado na forma de água subterrânea, em lagos, rios
e também na atmosfera, como vapor d'água.
3ª etapa
Dedique as duas últimas aulas à preparação e à
exposição dos resultados finais. Com base no que já foi visto, proponha aos
estudantes o debate sobre formas de economizar e utilizar adequadamente a água.
Esclareça que, para chegar às residências e aos estabelecimentos comerciais e
industriais, a água é captada em rios, lagos ou reservatórios, vai para uma
estação de tratamento, onde passa por processos de filtragem e purificação,
sendo distribuída pela rede aos domicílios e estabelecimentos, pronta para o
consumo. Recomenda-se filtrar ou ferver a água antes de bebê-la. As turmas
devem elaborar pequenos registros dissertativos audiovisuais, feitos em
computador, sobre o combate ao desperdício da água. Enfatize que, nos
trabalhos, é importante levar em conta as diferenças sociais, que marcam o
acesso ao recurso. Lembre também que quase 70% da água para as atividades
humanas destina-se à agricultura e à criação de animais, 21% para uso
industrial e apenas 10% para uso doméstico.
Avaliação
Leve em conta os objetivos definidos inicialmente.
Como a sequência didática é um conjunto articulado de aulas e atividades,
registre a participação dos estudantes nas diferentes etapas e nos trabalhos
individuais e coletivos. Examine a produção de textos, painéis, desenhos e
outros trabalhos realizados por eles. Se necessário, promova debates ou atividades
individuais para examinar o que os estudantes aprenderam neste percurso.
adorei a ideia.....
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