O quanto nós conhecemos o Brasil? O que vocês sabem sobre a economia do Brasil? E da população brasileira? E da política, da cultura, das relações exteriores, da geografia e do meio Ambiente?
DISCIPLINA: GEOGRAFIA DO BRASIL
A influência com certeza também varia muito de acordo com o lugar. Por exemplo:
na região Norte predomina extração vegetal e mineral; na Região Sudeste
predomina a indústria; no Nordeste o turismo é uma fonte de renda importante;
no Centro-Oeste é a agropecuária; e ainda podem existir diferenças de estado
para estado e de cidade para cidade. Ou seja: para cada situação socioeconômica
de um lugar, o sistema age por meios diferentes. Sendo assim, se a atividade
econômica principal de uma cidade for o turismo, então não adianta nada tentar
entender o sistema através da agropecuária ou da indústria. Porque o sistema
vai controlar a situação socioeconômica dessa cidade através da área que mais
lhe der dinheiro. É claro que num país enorme e cheio de diferenças sociais,
econômicas, culturais e geográficas como o Brasil, saber tudo isso seria
complicado. Mas acho que pelo menos entender como funciona o seu estado ou sua
cidade é necessário para questionar as
questões políticas e sociais.
Objetivos
- O aluno irá analisar, compreender, descrever, localizar, pesquisar, elaborar sínteses e questionar;
- Ele deverá ser capaz de entender a formação do espaço brasileiro e a importância da preservação/conservação do meio ambiente;
- Conhecer as diferenças regionais com base nas propostas de regionalização do espaço brasileiro;
- Saber usar/ler e interpretar mapas, maquetes, gráficos, tabelas, fotografias, e outros importantes recursos didáticos;
- Baseado na leitura e na implantação de dados nos mapas, associar e correlacionar os diferentes fenômenos abordados;
- Compreender a dinâmica natural com base na interação dos elementos que a compõem: relevo, clima, vegetação (deve ser priorizada), hidrografia, solos, ciclos biogeoquímicos;
- Criar uma análise baseada na interação dos sistemas naturais, procurando entender como eles se relacionam e que existe um equilíbrio a ser mantido;
- Conhecer como ocorreu a ocupação territorial com base na importância dos rios, na construção das rodovias, na expansão da agropecuária, na garimpagem, nos projetos governamentais e privados e nos impactos ambientais associados;
- Localizar as principais cidades, avaliando a hierarquia urbana e as densidades demográficas e relacionando-as com os meios de transporte;
- Compreender a importância do biomas brasileiros, do ponto de vista ambiental e econômico, no contexto nacional e internacional;
- Avaliar os efeitos de uma ocupação descontrolada e inadequada do território nacional.
- Conhecer a diferença entre região geoeconômica e região administrativa
Habilidades e Competências
Ler, observar, analisar, interpretar,
compreender, selecionar e elaborar sistemas de investigação, partir
de textos, mapas, gráficos, quadros, tabelas e fotografias, reconhecer na aparência das formas visíveis e
concretas do espaço geográfico atual os processos históricos construídos em
diferentes tempos, descrever, localizar, pesquisar, sintetizar, questionar, trabalhar
em equipe, socializar.
Conceitos
Região, Regionalismo, Equilíbrio e Desequilíbrio Ambiental,
Ecossistemas, Natureza, Impactos Ambientais, Hierarquia Urbana, Biomas, Urbanização,
Industrialização, Meio Rural e Urbano, ciclos biogeoquímicos,
Estratégia
- Dividir os alunos em grupos equiparados, formando cinco equipes distintas, onde cada uma ficará responsável por uma região do Brasil.
- Pesquisar as culturas regionais (costumes, comidas, frutas, folclore, músicas, etc.), a importância do ecossistema e os impactos ambientais.
- Com base em filmes e documentários, apresentar as diferentes paisagens que formam a região e o modo de vida da população.
- Leitura de textos, revistas, jornais e pesquisa na internet sobre os temas estudados.
- Comparar o ritmo de vida, as desigualdades sociais internas e a ocorrência da violência nas grandes e pequenas cidades -a violência urbana- . Estimular os alunos a explicar as diferenças (desestimular abordagens preconceituosas) e evitar dar respostas prontas; em vez disso, propor ou valorizar as soluções que respeitem a legalidade, a ética e a inclusão social.
- Propor a confecção de mapas temáticos. Solicitar um texto comparando a ocorrência desses fenômenos nos diferentes mapas;
- Criar um portfólio sobre o Brasil. O mesmo pode ser dividido em cinco partes, de acordo com a divisão do território nacional. Cada região deverá conter as diferentes paisagens(natural, social, urbano, rural, etc.) que a forma, mapas, curiosidades, turismo, economia, etc...
Conclusão
- Será realizado um seminário onde cada grupo apresentará a região estudada.
- Será montado um painel contínuo numa parede de grande extensão da escola. Apresentando todo o trabalho realizado.
- Será entregue ao professor o portfólio completo.
APOIO DIDÁTICO
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