terça-feira, 9 de abril de 2013

PLANO DE AULA - QUE PAÍS É ESTE?

O quanto nós conhecemos o Brasil? O que vocês sabem sobre a economia do Brasil? E da população brasileira? E da política, da cultura, das relações exteriores, da geografia e do meio Ambiente?


DISCIPLINA: GEOGRAFIA DO BRASIL
A influência com certeza também varia muito de acordo com o lugar. Por exemplo: na região Norte predomina extração vegetal e mineral; na Região Sudeste predomina a indústria; no Nordeste o turismo é uma fonte de renda importante; no Centro-Oeste é a agropecuária; e ainda podem existir diferenças de estado para estado e de cidade para cidade. Ou seja: para cada situação socioeconômica de um lugar, o sistema age por meios diferentes. Sendo assim, se a atividade econômica principal de uma cidade for o turismo, então não adianta nada tentar entender o sistema através da agropecuária ou da indústria. Porque o sistema vai controlar a situação socioeconômica dessa cidade através da área que mais lhe der dinheiro. É claro que num país enorme e cheio de diferenças sociais, econômicas, culturais e geográficas como o Brasil, saber tudo isso seria complicado. Mas acho que pelo menos entender como funciona o seu estado ou sua cidade é necessário para  questionar as questões políticas e sociais.

Objetivos
  1. O aluno irá analisar, compreender, descrever, localizar, pesquisar, elaborar sínteses e questionar;
  2. Ele deverá ser capaz de entender a formação do espaço brasileiro e a importância da preservação/conservação do meio ambiente;
  3. Conhecer as diferenças regionais com base nas propostas de regionalização do espaço brasileiro;
  4. Saber usar/ler e interpretar  mapas, maquetes, gráficos, tabelas, fotografias, e outros importantes recursos didáticos;
  5. Baseado na leitura e na implantação de dados nos mapas, associar e correlacionar os diferentes fenômenos abordados;
  6. Compreender a dinâmica natural com base na interação dos elementos que a compõem: relevo, clima, vegetação (deve ser priorizada), hidrografia, solos, ciclos biogeoquímicos;
  7. Criar uma análise baseada na interação dos sistemas naturais, procurando entender como eles se relacionam e que existe um equilíbrio a ser mantido;
  8. Conhecer como ocorreu a ocupação territorial com base na importância dos rios, na construção das rodovias, na expansão da agropecuária, na garimpagem, nos projetos governamentais e privados e nos impactos ambientais associados;
  9. Localizar as principais cidades, avaliando a hierarquia urbana e as densidades demográficas e relacionando-as com os meios de transporte;
  10. Compreender a importância do biomas brasileiros, do ponto de vista ambiental e econômico, no contexto nacional e internacional;
  11. Avaliar os efeitos de uma ocupação descontrolada e inadequada do território nacional.
  12. Conhecer a diferença entre região geoeconômica e região administrativa
Habilidades e Competências
Ler, observar, analisar, interpretar, compreender, selecionar e elaborar sistemas de investigação,        partir de textos, mapas, gráficos, quadros, tabelas e fotografias,  reconhecer na aparência das formas visíveis e concretas do espaço geográfico atual os processos históricos construídos em diferentes tempos, descrever, localizar, pesquisar, sintetizar, questionar, trabalhar em equipe, socializar.

Conceitos
Região, Regionalismo,  Equilíbrio e Desequilíbrio Ambiental, Ecossistemas, Natureza, Impactos Ambientais, Hierarquia Urbana, Biomas, Urbanização, Industrialização, Meio Rural e Urbano, ciclos biogeoquímicos,
Estratégia
  1. Dividir os alunos em grupos equiparados, formando cinco equipes distintas, onde cada uma ficará responsável por uma região do Brasil.
  2. Pesquisar as culturas regionais (costumes, comidas, frutas, folclore, músicas, etc.), a importância do ecossistema e os impactos ambientais.
  3. Com base em filmes e documentários, apresentar as diferentes paisagens que formam a região e o modo de vida da população.
  4. Leitura de textos, revistas, jornais e pesquisa na internet sobre os temas estudados.
  5. Comparar o ritmo de vida, as desigualdades sociais internas e a ocorrência da violência nas grandes e pequenas cidades -a violência urbana- . Estimular os alunos a explicar as diferenças (desestimular abordagens preconceituosas) e evitar dar respostas prontas; em vez disso, propor ou valorizar as soluções que respeitem a legalidade, a ética e a inclusão social.
  6. Propor a confecção de mapas temáticos. Solicitar um texto comparando a ocorrência desses fenômenos nos diferentes mapas;
  7. Criar um portfólio sobre o Brasil.  O mesmo pode ser dividido em cinco partes, de acordo com  a divisão do território nacional. Cada região deverá conter as diferentes paisagens(natural, social, urbano, rural, etc.) que a forma, mapas, curiosidades, turismo, economia, etc...

Conclusão
  1. Será realizado um seminário onde cada grupo apresentará a região estudada.
  2. Será montado um painel contínuo numa parede de grande extensão da escola. Apresentando todo o trabalho realizado.
  3. Será entregue ao professor o portfólio completo. 

APOIO DIDÁTICO

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