Basicamente, uma tabela é uma grade de linhas e colunas. Facilitam as tarefas de aplicar formatação, classificar e filtrar dados, adicionar totais e usar fórmulas matemáticas permitindo permitindo uma fácil filtragem de dados.
INTRODUÇÃO
Encontramos tabelas e gráficos nos mais variados contextos. Ao lermos um jornal, podemos verificar que sempre existe alguma reportagem acompanhada de uma tabela. As pessoas que não sabem ler uma tabela sentem dificuldade em compreender o que está sendo tratado na notícia.
Encontramos tabelas e gráficos nos mais variados contextos. Ao lermos um jornal, podemos verificar que sempre existe alguma reportagem acompanhada de uma tabela. As pessoas que não sabem ler uma tabela sentem dificuldade em compreender o que está sendo tratado na notícia.
Podemos
encontrar organizadas em tabelas as mais variadas notícias. Quem nunca ouviu
falar da tabela do campeonato brasileiro de futebol? Do quadro de medalhas das
olimpíadas? Ou do quadro estatístico das intenções de voto em época de eleições?
No
nosso dia-a-dia temos contato com jeitos variados de organizar informações e é
na escola que os alunos têm a oportunidade de aprender a observar e analisar
esses instrumentos.
Mas
qual a importância de desenvolver atividades com tabelas na escola? Quando
trabalhamos com tabelas com nossos alunos estamos:
- Desenvolvendo o raciocínio lógico do aluno;
- Ensinando o aluno a enfrentar situações diferentes;
- Mostrando uma aplicabilidade da matemática;
OBJETIVOS
- Coletar dados e organizá-los em tabelas
- Coletar dados e organizá-los em tabelas
-
Ler e comparar informações de tabelas
CONTEÚDO
Tratamento da informação: tabelas e gráficos.
Tratamento da informação: tabelas e gráficos.
MATERIAL
Papel
milimetrado, régua, lápis, lápis de cor.
DESENVOLVIMENTO
PRIMEIRA PARTE
Estamos
preocupados em saber se o aluno sabe ler uma tabela.
É
dada uma tabela com inúmeras informações, e com base nessas informações
queremos que o aluno responda algumas questões. Veja o exemplo a seguir:
Perguntamos
aos alunos de 5ª a 8ª série de uma escola qual o esporte preferido de cada um.
Com os dados obtidos construímos a tabela abaixo:
Esporte
|
5ª
|
6ª
|
7ª
|
8ª
|
Soma
|
Futebol
|
19
|
22
|
17
|
25
|
83
|
Vôlei
|
7
|
10
|
4
|
8
|
29
|
Ciclismo
|
3
|
2
|
5
|
2
|
12
|
Natação
|
1
|
0
|
2
|
1
|
4
|
Outro
|
2
|
3
|
1
|
2
|
8
|
Soma
|
32
|
37
|
29
|
38
|
136
|
Com
base nos dados da tabela podemos responder todas as questões abaixo e também
criar muitas outras.
·
Quantos alunos foram consultados?
·
Quantos alunos são da 7ª série?
·
Que porcentagem dos alunos consultados está na 7ª série?
·
Quantos alunos preferem futebol?
·
Quantos alunos da 6ª série preferem futebol?
·
Que porcentagem dos alunos consultados preferem outro tipo de
esporte?
SEGUNDA PARTE
Uma
outra maneira de trabalhar com tabelas na sala de aula é fazer com que os
alunos preencham uma tabela.
Essa
atividade envolve leitura e preenchimento de tabela ao mesmo tempo. Veja abaixo
um exemplo.
Foi
feita uma pesquisa com alguns alunos para saber qual o meio de transporte que
eles usam para vir à escola.
Aluno
|
Sexo
|
Série
|
Transporte
|
Aluno
|
Sexo
|
Série
|
Transporte
|
Aluno
|
Sexo
|
Série
|
Transporte
|
1
|
F
|
5
|
O
|
11
|
F
|
5
|
P
|
21
|
F
|
5
|
O
|
2
|
F
|
5
|
O
|
12
|
F
|
6
|
O
|
22
|
M
|
5
|
P
|
3
|
M
|
7
|
O
|
13
|
F
|
6
|
N
|
23
|
F
|
7
|
P
|
4
|
F
|
6
|
P
|
14
|
M
|
7
|
N
|
24
|
F
|
7
|
O
|
5
|
M
|
8
|
N
|
15
|
M
|
8
|
N
|
25
|
F
|
8
|
O
|
6
|
M
|
8
|
P
|
16
|
M
|
6
|
O
|
26
|
M
|
7
|
N
|
7
|
M
|
5
|
P
|
17
|
M
|
8
|
P
|
27
|
M
|
6
|
O
|
8
|
F
|
8
|
N
|
18
|
F
|
7
|
P
|
28
|
F
|
6
|
O
|
9
|
F
|
6
|
O
|
19
|
F
|
5
|
N
|
29
|
M
|
5
|
N
|
10
|
M
|
6
|
P
|
20
|
M
|
5
|
N
|
30
|
F
|
6
|
P
|
5=5ª
série, 6=6ª série, 7=7ª série, 8=8ª série, N=não usa transporte, O=vem de
ônibus e P= vem com os pais.
Com
base nos dados da tabela acima preencha a tabela abaixo:
Sexo
|
N
|
O
|
P
|
Soma
|
F
|
||||
M
|
||||
Soma
|
Também
podemos pedir para que os alunos construam e preencham a tabela como no
exemplo:
Organize numa tabela
os dados do texto abaixo e complete-a.
Perguntamos
a 78 alunos da 7ª e 8ª séries de uma escola, se eles preferem ver filmes na TV
ou no cinema.
·
Na 8ª série tem 36 alunos dos quais 19 são meninos e desses 12
preferem ver filmes no cinema.
·
Das meninas da 8ª série são 11 que preferem ver filmes na TV.
·
Na 7ª série temos 22 meninas das quais 14 preferem ver filmes na
TV.
·
Os meninos da 7ª série ficaram empatados, ou seja, metade deles
prefere ver filmes na TV e a outra metade prefere ver filmes no cinema.
QUARTA PARTE
·
Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre quais os aparelhos eletrônicos
em eles têm em casa.
·
Após a coleta de dados, separe os alunos por grupos de 1 a 4.
·
Este momento os alunos também vão aprender a tabular os dados para
a construção da tabela.
·
Após o termino do trabalho cole as tabelas em local apropriado na
sala de aula.
QUINTA PARTE
Para
conclusão da aprendizagem, reúne toda a sala para uma discussão do tema
proposto. O professor não pode esquecer-se de mencionar que toda tabela tem um titulo,
data, fonte e organizador do trabalho. Apresente uma tabela com todos esses
dados. No final peça aos alunos para colocar as informações na tabela
organizada por eles.
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