terça-feira, 1 de maio de 2012

PLANO DE AULA- COMO TRABALHAR UMA TABELA


Basicamente, uma tabela é uma grade de linhas e colunas. Facilitam as tarefas de aplicar formatação, classificar e filtrar dados, adicionar totais e usar fórmulas matemáticas permitindo permitindo uma fácil filtragem de dados.





INTRODUÇÃO 
Encontramos tabelas e gráficos nos mais variados contextos. Ao lermos um jornal, podemos verificar que sempre existe alguma reportagem acompanhada de uma tabela. As pessoas que não sabem ler uma tabela sentem dificuldade em compreender o que está sendo tratado na notícia.
Podemos encontrar organizadas em tabelas as mais variadas notícias. Quem nunca ouviu falar da tabela do campeonato brasileiro de futebol? Do quadro de medalhas das olimpíadas? Ou do quadro estatístico das intenções de voto em época de eleições?
No nosso dia-a-dia temos contato com jeitos variados de organizar informações e é na escola que os alunos têm a oportunidade de aprender a observar e analisar esses instrumentos.
Mas qual a importância de desenvolver atividades com tabelas na escola? Quando trabalhamos com tabelas com nossos alunos estamos:

  • Desenvolvendo o raciocínio lógico do aluno;
  • Ensinando o aluno a enfrentar situações diferentes;
  • Mostrando uma aplicabilidade da matemática;

OBJETIVOS 
- Coletar dados e organizá-los em tabelas
 - Ler e comparar informações de tabelas

CONTEÚDO 
Tratamento da informação: tabelas e gráficos. 


MATERIAL
Papel milimetrado, régua, lápis, lápis de cor. 

DESENVOLVIMENTO
PRIMEIRA PARTE
Estamos preocupados em saber se o aluno sabe ler uma tabela.
É dada uma tabela com inúmeras informações, e com base nessas informações queremos que o aluno responda algumas questões. Veja o exemplo a seguir:
Perguntamos aos alunos de 5ª a 8ª série de uma escola qual o esporte preferido de cada um. Com os dados obtidos construímos a tabela abaixo:

Esporte
Soma
Futebol
19
22
17
25
83
Vôlei
7
10
4
8
29
Ciclismo
3
2
5
2
12
Natação
1
0
2
1
4
Outro
2
3
1
2
8
Soma
32
37
29
38
136
Com base nos dados da tabela podemos responder todas as questões abaixo e também criar muitas outras.
·        Quantos alunos foram consultados?
·        Quantos alunos são da 7ª série?
·        Que porcentagem dos alunos consultados está na 7ª série?
·        Quantos alunos preferem futebol?
·        Quantos alunos da 6ª série preferem futebol?
·        Que porcentagem dos alunos consultados preferem outro tipo de esporte?

SEGUNDA PARTE
Uma outra maneira de trabalhar com tabelas na sala de aula é fazer com que os alunos preencham uma tabela.
Essa atividade envolve leitura e preenchimento de tabela ao mesmo tempo. Veja abaixo um exemplo.
Foi feita uma pesquisa com alguns alunos para saber qual o meio de transporte que eles usam para vir à escola.
Aluno
Sexo
Série
Transporte
Aluno
Sexo
Série
Transporte
Aluno
Sexo
Série
Transporte
1
F
5
O
11
F
5
P
21
F
5
O
2
F
5
O
12
F
6
O
22
M
5
P
3
M
7
O
13
F
6
N
23
F
7
P
4
F
6
P
14
M
7
N
24
F
7
O
5
M
8
N
15
M
8
N
25
F
8
O
6
M
8
P
16
M
6
O
26
M
7
N
7
M
5
P
17
M
8
P
27
M
6
O
8
F
8
N
18
F
7
P
28
F
6
O
9
F
6
O
19
F
5
N
29
M
5
N
10
M
6
P
20
M
5
N
30
F
6
P
5=5ª série, 6=6ª série, 7=7ª série, 8=8ª série, N=não usa transporte, O=vem de ônibus e P= vem com os pais.
Com base nos dados da tabela acima preencha a tabela abaixo:
Sexo
N
O
P
Soma
F
M
Soma

TERCEIRA PARTE
Também podemos pedir para que os alunos construam e preencham a tabela como no exemplo:
Organize numa tabela os dados do texto abaixo e complete-a.
Perguntamos a 78 alunos da 7ª e 8ª séries de uma escola, se eles preferem ver filmes na TV ou no cinema.
·        Na 8ª série tem 36 alunos dos quais 19 são meninos e desses 12 preferem ver filmes no cinema.
·        Das meninas da 8ª série são 11 que preferem ver filmes na TV.
·        Na 7ª série temos 22 meninas das quais 14 preferem ver filmes na TV.
·        Os meninos da 7ª série ficaram empatados, ou seja, metade deles prefere ver filmes na TV e a outra metade prefere ver filmes no cinema.

QUARTA PARTE
·        Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre quais os aparelhos eletrônicos em eles têm em casa.
·        Após a coleta de dados, separe os alunos por grupos de 1 a 4.
·        Este momento os alunos também vão aprender a tabular os dados para a construção da tabela.
·        Após o termino do trabalho cole as tabelas em local apropriado na sala de aula.

QUINTA PARTE
Para conclusão da aprendizagem, reúne toda a sala para uma discussão do tema proposto. O professor não pode esquecer-se de mencionar que toda tabela tem um titulo, data, fonte e organizador do trabalho. Apresente uma tabela com todos esses dados. No final peça aos alunos para colocar as informações na tabela organizada por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!