segunda-feira, 1 de agosto de 2011

PLANO DE AULA- VAMOS LER JORNAL

Se você está lendo este texto, é porque lê jornal. É um bom hábito, porque a leitura diária dos periódicos, impressos ou virtuais, nos mantém em dia com o que vai pelo mundo e nos dá informações úteis para o trabalho, os negócios, o lazer. Se for lido com atenção e seletivamente, o jornal tem grande influência na formação do conhecimento profissional, técnico, científico e também literário.


OBJETIVOS

O aluno será capaz de ler, analisar, compreender, interpretar e desenvolver o senso crítico. Também será capaz de questionar os interesses que norteiam a produção da informação dos grandes meios de comunicação. Para desenvolver essas habilidades e competências, ele deverá:
1) Saber identificar as informações básicas contidas em uma notícia;
2) Avaliar se o texto é claro;
3) Localizar, em um mapa, o lugar onde o fato, descrito no jornal, ocorreu, bem como o lugar onde a reportagem foi redigida;
4) Compreender que as informações produzidas pelos grandes meios de comunicação podem valorizar (exagerar) ou omitir determinados fatos atendendo interesses, opiniões e acordos;
5) Perceber que o jornal pode ser uma importante ferramenta de pesquisa, mas deve ser usado de forma crítica.

ESTRATÉGIAS

1) Xerocar uma reportagem curta para cada aluno e ensiná-los a identificar os elementos do discurso jornalístico:
  •   O quê?
  •   Quem?
  •   Como?
  •   Onde?
  •   Por quê?
  •   Quando?
(Observe que, muitas vezes, uma ou mais perguntas não são respondidas no texto jornalístico).

2) Pedir um resumo da notícia.
3) Solicitar a pesquisa de um texto jornalístico (notícia internacional) pequeno e localizar no mapa o lugar onde ocorreu o fato relatado pelo jornalista e onde se localiza a matriz do jornal.
4) Pesquisar uma notícia de conteúdo geográfico nacional ou internacional já trabalhado com os alunos e avaliar a abordagem dada pelo jornal (Você daria essa notícia de uma forma diferente? O que faltou no texto? Você acha que houve exagero ou o jornalista foi brando demais?).
5) Verificar como uma mesma notícia (nacional) foi apresentada em diferentes meios de comunicação, pelo menos três fontes diferentes (A abordagem foi a mesma? Porque um jornal abordou de forma diferente o tema?).
6) Pesquisar (pesquisa individual ou em grupo), na sua cidade, um fato considerado polêmico ou sobre o qual o aluno tenha uma opinião deferente da visão do jornal.

CONCLUSÃO
DIÁRIO DE NOTÍCIAS
Elaborar um jornal local, com a participação dos alunos, sobre fatos conhecidos da coletividade (falta de asfalto, violência urbana, uma festa que aconteceu ou irá acontecer, um lugar interessante para ser conhecido, etc.), se possível usar fotos e valorizar a observação do espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!