Objetivos:
O aluno deverá compreender descrever, localizar, pesquisar, sintetizar, questionar. Deve também ser capaz de associar o crescimento urbano e econômico ao aumento do consumo e ao impacto socioambiental causado pela produção do lixo.
1) Identificar o exagero na produção de lixo doméstico e coletivo;
2) Obter informações e ser capaz de relacioná-las, utilizando-as no seu dia a dia;
4) Aprender importância da destinação correta do lixo;
5) Propor teorias e soluções possíveis para problemas locais, regionais e nacionais;
6) Perceber que a visão de desenvolvimento econômico leva a exaustão dos recursos e a produção de lixo;
7) Compreender que existe um grande custo econômico e ambiental, que é coletivo, mas distribuído de forma desigual entre as classes sociais;
8) Desenvolver a capacidade crítica e autoavaliar suas ações.
1) Identificar o exagero na produção de lixo doméstico e coletivo;
2) Obter informações e ser capaz de relacioná-las, utilizando-as no seu dia a dia;
4) Aprender importância da destinação correta do lixo;
5) Propor teorias e soluções possíveis para problemas locais, regionais e nacionais;
6) Perceber que a visão de desenvolvimento econômico leva a exaustão dos recursos e a produção de lixo;
7) Compreender que existe um grande custo econômico e ambiental, que é coletivo, mas distribuído de forma desigual entre as classes sociais;
8) Desenvolver a capacidade crítica e autoavaliar suas ações.
Estratégias:
1) Pesquisar a produção do lixo e as suas principais destinações, destacando a reciclagem, a incineração (lixo hospitalar) e o aterro sanitário;
2) Pesquisar os impactos ambientais provocados pelo lixo em diferentes escalas: local (aparecimento de insetos e roedores, produção de gás metano, o chorume e a contaminação do lençol freático, o mau cheiro, etc.;
3) Pesquisar as maiores produções de lixo per capta no mundo e associar com o nível de desenvolvimento econômico e social e capacidade de consumo;
4) Pesquisar as pessoas que vivem do lixo, se possível passar o curta metragem Ilha das Flores e outro videos relacionado ao tema proposto. [ aqui no blog temos vários].
5) Fazer um relatório acerca do lixo que será produzido a partir da observação em um supermercado. Por exemplo, um produto é embalado em um saco plástico, que por sua vez está em uma caixa pequena de papel e as várias caixas pequenas chegam em uma grande caixa de papelão (grande produção de descartáveis - lixo).
No setor de frutas e hortaliças perguntar aos responsáveis o quanto é retirado por dia de frutas estragadas, qual é o desperdício? Fazer o mesmo em casa. É interessante dividir em uma tabela:
2) Pesquisar os impactos ambientais provocados pelo lixo em diferentes escalas: local (aparecimento de insetos e roedores, produção de gás metano, o chorume e a contaminação do lençol freático, o mau cheiro, etc.;
3) Pesquisar as maiores produções de lixo per capta no mundo e associar com o nível de desenvolvimento econômico e social e capacidade de consumo;
4) Pesquisar as pessoas que vivem do lixo, se possível passar o curta metragem Ilha das Flores e outro videos relacionado ao tema proposto. [ aqui no blog temos vários].
5) Fazer um relatório acerca do lixo que será produzido a partir da observação em um supermercado. Por exemplo, um produto é embalado em um saco plástico, que por sua vez está em uma caixa pequena de papel e as várias caixas pequenas chegam em uma grande caixa de papelão (grande produção de descartáveis - lixo).
No setor de frutas e hortaliças perguntar aos responsáveis o quanto é retirado por dia de frutas estragadas, qual é o desperdício? Fazer o mesmo em casa. É interessante dividir em uma tabela:
- Matéria orgânica.
- Papel e papelão.
- Metais.
- Plásticos.
- Outros materiais recicláveis.
Caso ache conveniente evite tornar público os dados individuais do lixo doméstico (alguns pais podem não gostar, considerando que a sua privacidade pode estar sendo exposta);
6) Pesquisar quanto uma empresa de reciclagem paga pela tonelada do papelão, ou do alumínio, do vidro, etc. e somar quanto dinheiro se perde por não se reciclar individual e coletivamente;
7) Procurar saber quanto a prefeitura gasta para coletar o lixo e o que poderia ser melhorado na cidade com este dinheiro;
8) Avaliar quantas pessoas em situação de exclusão social poderiam ser ajudadas com projetos sociais de reciclagem (cooperativas).
Conclusão da atividade:
1) Expor, em mural, fotos e embalagens mais significativas no contexto do projeto.
2) Fazer um debate sobre o papel de cada um de nós, das empresas e do Estado quanto à produção e destinação do lixo.
Conceitos:
Sociedade de consumo, crescimento urbano, capitalismo, impactos ambientais, poluição, Educação Ambiental, reciclagem
http://bibocaambiental.blogspot.com/2011/05/videos.html
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