Cartografia é a atividade que se apresenta como o conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo por base os resultados de observações diretas ou da análise de documentação, voltam-se para a elaboração de mapas, cartas e outras formas de expressão ou representação de objetos, elementos, fenômenos e ambientes físicos e socioeconômicos, bem como a sua utilização...
OBJETIVOS
1) Desenvolver a capacidade dos
alunos de se orientar e localizar através de sistemas de referência e de outras
convenções mundialmente aceitas;
2) Estabelecer relações espaciais
a partir de diferentes fenômenos representados;
3) Produzir mapas simples a
partir do uso de convenções e referências, como escala, orientação, legenda e
fonte, entre outras;
4) Desenvolver a capacidade de
ler e interpretar mapas;
5) Propor hipóteses a respeito da
localização e intensidade dos fenômenos cartografados.
1) Propor a produção de um mapa
livre da sala de aula. Em seguida, usando uma trena ou barbante, introduzir o
conceito de escala (é aconselhável, nesta fase, desenvolver um projeto
interdisciplinar com o professor de matemática);
3) Apresentar as cores e os seus
usos num mapa. Utilizar um Atlas para demonstrar a maneira como as cores
quentes e frias são usadas. (fazer um trabalho interdisciplinar com o professor
de artes, se possível);
4) A partir de mapas mudos, pedir
para o aluno escrever as informações básicas necessárias num mapa (escala,
orientação, título, fonte e autor) e pintá-los. Os mapas utilizados devem, de
preferência, corresponder aos temas que serão desenvolvidos durante o ano, para
que sejam objeto de análise e para valorizar sua importância;
5) Produzir textos a partir da
observação dos mapas.
Localização, orientação,
representação cartográfica, pontos de referência e relações espaciais, rosa dos ventos, latitude, longitude, escalas
2) Calcular distâncias reais a
partir de mapas, orientar-se e localizar-se a partir do uso de guias de ruas da
cidade, descobrindo o melhor trajeto a ser feito;
3) Ler e utilizar mapas para
melhorar o entendimento sobre um determinado objeto de estudo.
1) A partir de mapas de
diferentes escalas, calcular as distâncias a serem percorridas entre duas
localidades e o melhor trajeto a ser seguido. Nesta etapa, é possível realizar
um trabalho interdisciplinar com o professor de português, propondo que o aluno
desenvolva uma história de uma viagem imaginária ou descrevendo uma que ele
tenha realmente feito;
2) Peça uma fotocópia de um
trecho do guia de ruas da cidade, que deve ser colada no centro de uma
cartolina. Os alunos, então, devem tirar fotos de pontos de referência e
colá-las ao redor do guia, indicando sua localização no mapa;
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