sexta-feira, 10 de junho de 2011

MARIA - FUMAÇA




MARIA FUMAÇA - 
A Baronesa, por seu importante papel como pioneira no campo ferroviário do Brasil, transformou-se também em um importante marco da história do ferroviarismo mundial....


A Locomotiva a vapor é uma locomotiva propulsionada por um motor a vapor que compõe-se de três partes principais: a caldeira, produzindo o vapor usando a energia do combustível, a máquina térmica, transformando a energia do vapor em trabalho mecânico e a carroçaria, carregando a construção. O vagão-reboque (também chamado "tender") de uma locomotiva a vapor transporta o combustível e a água necessários para a alimentação da máquina.
As primeiras locomotivas apareceram no século XIX sendo o mais popular tipo de locomotiva até ao fim da Segunda Guerra Mundial. No Brasil as locomotivas a vapor receberam o apelido de "Maria-Fumaça" em virtude da densa nuvem de vapor e fuligem expelida por sua chaminé, sendo que no final do século XIX e início do século XX, os matutos e caipiras, davam-lhe o nome de "Balduína", uma corruptela de Baldwin, a marca das locomotivas de origem norte-americana, usadas à altura.

Baronesa
Baronesa, essa foi o nome da primeira locomotiva brasileira, e no de 1875 na cidade de Campinas foi inaugurada a Companhia Mogiana De Estrada de Ferro
onde os fazendeiros locais trouxeram Maria Fumaça para escoar a produção de Café para ser exportado no porto de Santos.


Para saber mais  clica aqui   Aqui

fonte:http://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!