sexta-feira, 24 de junho de 2016

PLANO DE AULA - EDUCAÇÃO AMBIENTAL


AS PLANTAS E ANIMAIS QUE EXISTEM EM CASA OU PELA REDONDEZA


O ser humano também pertence ao reino animal. No entanto, o que diferencia o homem dos outros animais é sua capacidade de pensar e de intervir na natureza. Quando as ações humanas são incorretas, a natureza toda sofre as consequências ocorrendo vendavais, erosão do solo, assoreamento de rios, enchentes, desequilíbrio climático, extinção de animais e plantas, escassez de água potável e aparecimento de doenças.
A diversidade e a riqueza das espécies presentes numa área são indicativos de quanto preservado está este local. Estes mesmos índices podem ser também utilizados como indicativos da biodiversidade, devido à inter-relação fauna / ambiente. Por sua vez, a estreita relação entre fauna / flora e, mesmo a interação fauna / fauna, e flora/flora permitem, ao longo do tempo, a detecção de alterações ambientais, sejam elas sutis ou drásticas.

Objetivo
Atentar para a diversidade de plantas e animais que vivem na cidade e convivem com as pessoas.

Metodologia

Grupos de 4 alunos, cada equipe com local predeterminado.

Exercício 1 - Solicitar uma pesquisa sobre plantas e animais encontrados na redondeza que planeja estudar. 
Exercício 2 - Procurar sobre a interação da fauna, flora e ambiente (envolvido no estudo) e a estreita dependência do meio onde vivem. 
Exercício 3 - Mapeamento das áreas.
Exercício 4 - O quê? Quem? Como? Onde? Por quê? Quando?
Conclusões das observações.

AVALIAÇÃO
Seminário 

Estratégias

  • Comente sobre a necessidade de cultivar plantas e árvores e cuidar de animais.
  • O que cada um de nós pode fazer para melhorar as condições do nosso meio.
  • Explicar a finalidade da fauna, mesmo que antiestético e "peçonhento" para a reprodução e manutenção da vida.
  • Recomenda-se a leitura da obra: "Expedição ecológica ao fundo do quintal". Autor: Branco, Samuel Murgel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!