Pesquisar no blog

sábado, 17 de junho de 2017

LIVRO NEGRO - ANIMAL MAIS VENENOSO DO MUNDO

Nem cobra nem escorpião: Conheça o animal mais venenoso do mundo. Não se trata do mais perigoso, mas sim o mais venenoso. Se levantássemos a questão sobre qual é o ser mais perigoso no reino animal, sem dúvidas, a resposta seria os humanos.





INJETADO POR PRESAS OU FERRÕES, VENENOS ANIMAIS SÃO VERDADEIRAS ARMAS QUÍMICAS.


E nas listas de animais mais peçonhentos do mundo, cobras normalmente aparecem em posições de destaque. Ou escorpiões, como Leiurus quinquestriatus, conhecido como “perseguidor da morte”. Esse aracnídeo, que raramente mede mais de 11 cm, vive nos desertos do Oriente Médio e normalmente usa seu ferrão matar presas como minhocas e outros invertebrados. Porém, tamanho nunca foi tão pouco documento. Testes sugerem que, com apenas 0,25 mg de veneno, esse escorpião consiga matar um rato de 1 kg. Impressionante? Sim. Mas o perseguidor não é o animal venenoso mais letal do mundo.

A HONRA DE SER O MAIS VENENOSO DO MUNDO  PERTENCE A UM CARAMUJO

Os caracóis produzem seus arpões quase como uma linha de montagem e raramente estão “desarmados”. O que não é má notícia somente para criaturas marinhas: estudos mostram que os dentes do molusco são afiados o suficiente para furar neoprene – o material de que é feito a roupa de mergulhadores. E, para complicar, a concha do conus é de uma beleza ímpar, capaz de atrair a atenção de exploradores. Apenas 0,029 mg de veneno por quilo de massa muscular podem ser suficientes para que o caracol mate um ser humano. E 65% dos casos de picadas são fatais caso a vítima não receba socorro médico. Apesar disso, apenas 36 mortes foram registradas desde 1670. Para determinar o quão letal um veneno é, cientistas não têm vida fácil. Nem todos os venenos são iguais. Podem ser usados como defesa contra predadores ou armas para neutralizar presas. Quanto mais precisa for sua aplicação, mais danos eles podem causar. E o fato de animais usarem suas “armas químicas” contra espécies diferentes torna ainda mais difícil a missão de encontrar o animal mais venenoso do planeta.

Porém, é muito mais fácil para humanos se depararem com outras ameaças químicas da natureza:



E, entre elas está a taipan, espécie cujo apelido é cobra-feroz. Sua dose mediana de veneno para matar ratos é calculada em 0,025 mg/kg. Seu veneno pode ter efeitos devastadores no corpo humano, afetando, sistema nervoso, sangue e órgãos. Esta espécie, porém, vive nos desertos remotos da Austrália Central. Sua prima, conhecida como taipan costeira, é que é mais perigosa – apesar de ter veneno menos potente. Para começar, ela vive perto de áreas mais populosas do país. E enquanto picadas é o último recurso de cobras quando ameaçadas, a taipan costeira aperfeiçoou um sistema de defesa em que dá uma sequência de múltiplas mordidas. Um comportamento parecido com o de outra espécie temida: a mamba negra africana, que emite um assustador chiado para avisar que pretende atacar. O avanço da urbanização está fazendo com que humanos cada vez mais invadam o habitat de cobras em muitas partes do mundo. E isso tem se traduzido em mais incidentes.




Referências 
http://www.estudopratico.com.br/conheca-o-animal-terrestre-mais-perigoso-do-planeta/
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151106_vert_earth_caracol_veneno_fd
http://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/qual-o-animal-terrestre-mais-perigoso-do-mundo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...