sábado, 28 de dezembro de 2019

PIORES CRIMES AMBIENTAIS EM 2019 NO BRASIL

Quando a humanidade falha e empresas ou governos se omitem, os impactos são enormes - não apenas ecológicos, mas também econômicos e sociais. 2019 foi um ano marcado por diversos crimes ambientais no Brasil. Primeiro, o rompimento da barragem de Brumadinho; na sequência, uma das maiores queimadas da história na Floresta Amazônica; e vivenciamos o maior vazamento de óleo no litoral brasileiro. 

sábado, 21 de dezembro de 2019

É PLANTA OU É MATO?

Como julgar se é planta ou se é mato? Já parou para pensar? É muito comum, tanto na cidade como no campo, as pessoas acreditarem que a existência de “mato” no jardim, na horta, pomar ou lavoura é sinal de desleixo. Mas não é bem assim. Onde há mato, há planta, há vida!

domingo, 15 de dezembro de 2019

SERRA DO RONCADOR


A serra recebeu o nome de Roncador devido ao fato de que, em determinados momentos, na calada da noite ou do dia, emana de suas entranhas um som típico e semelhante a um ronco forte, que ecoa pelo cerrado provocando arrepios e medo nos visitantes. Tal ronco ocorre em virtude do encontro dos fortes ventos da região com imensos paredões maciços verticais.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

CHEIRO DE CHUVA

Os primeiros pingos de chuva geralmente vêm acompanhados de um agradável aroma terroso. É o cheiro da chuva, cheiro de terra molhada. Processo surpreendentemente simples também pode espalhar no ar vírus e bactérias contidos no solo. É como um borbulhar de uma taça de champagne.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

BH 122 ANOS

Belo Horizonte comemora 122 anos no dia 12 de dezembro. Para celebrar a data, a Secretaria de Meio Ambiente vai comemorar o aniversário da capital mineira com a liberação de um lote de joaninhas para controle biológico de mosca-branca em um corredor de Ficus na avenida Bernardo Monteiro. Além disso, a população também poderá retirar kits do inseto para uso doméstico. A distribuição de joaninhas vai ajudar os moradores que tiverem a necessidade de conter “bichinhos indesejados” em suas hortas orgânicas, jardins e quintais sem fazer uso de agrotóxicos. Tais joaninhas são provenientes de uma biofábrica instalada na capital mineira que produz joaninhas e crisopídeos para controle biológico das áreas verdes urbanas. Saiba mais sobre o projeto:

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA 3ª IDADE


A Educação Ambiental pode agregar conhecimentos a todas as faixas etárias, fortalecendo uma consciência ambiental em dimensão coletiva. O conhecimento sobre o que pensam e como agem os idosos, em relação às questões ambientais, permitirá elaborar materiais educativos e elucidativos que possam gerar debates e multiplicar a atenção para o aspecto estudado.